Mulheres no artesanato: Um ato de Independência!
O dia da Mulher é uma data que carrega muito simbolismo.
Mais do que rosas, chocolates, cafés da manhã e banquetes comemorativos, a data é a comemoração da vida e luta, da potência e da força da MULHER!
E que bonito que é a força das mulheres artesãs – pintoras, ceramistas, crocheteiras, costureiras, entre tantas outras -, que fazem da sua arte um meio de se comunicar, de sobreviver e de conquistar.
Do tear ao crochê, bordado, patchwork, EVA, feltro ou materiais reciclados, toda arte é uma forma de expressão e, quando essa expressão se torna um ganha pão, é uma mudança de vida.
E aqui no Brasil, mais do que a tradição e a cultura do artesanato, a arte se tornou – novamente, e principalmente nos últimos anos – uma forma de independência, desenvolvimento, uma profissão e uma luta da mulher brasileira que busca o próprio sustento e felicidade.
Se antes o artesanato estava mais restrito aos interiores e sertão, há alguns anos ele vem cada vez mais ganhando os asfaltos das grandes cidades e capitais, colorindo vitrines de shoppings e lojas de rua e encantando na decoração das casas.
Cada vez com mais tom de reconhecimento e requinte, a arte, em geral, passou a ser apreciada por pessoas de todos os cantos e classes sociais, sendo hoje um ativo desejado internacionalmente.
E que bom que o mundo deu esse passo ao reconhecimento do esforço e trabalho manual e hoje enxerga a beleza do quase exclusivo, do pouco industrializado e do item personalizado.
Regionalidade
No que diz respeito à regionalidade, há que se olhar com muito orgulho para as mulheres artesãs Brasil afora, que desenvolvem sua arte de maneira familiar, como uma tradição passada de geração para geração e que, apesar de horas de dedicação e muito talento, por vezes não tem o seu trabalho amplamente reconhecido e divulgado.
Para isso, que as instituições e entidades locais possam cada vez mais disseminar as artes regionais e tão valiosas que temos em nosso País.
Viva o Artesanato, Viva a Arte, Viva a Mulher Artista, Viva a Mulher Empreendedora, VIVA A MULHER.