As mães e o artesanato

O artesanato é a produção manual na qual o produtor possui os meios de produção e trabalha – geralmente – de forma autônoma, passando suas habilidades, técnicas e aprendizados de geração em geração; podendo trabalhar em sua própria casa, ou em um ateliê.

Popular, folclórico ou erudito, o artesanato pode vir de diversas formas e inspirações, materializado em cerâmicas, tecidos, trançados, trabalho com couro, fibras ou tintas e tantas outras coisas.

A artesã realiza todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima até o acabamento. Ela é a famosa dona e proprietária da sua arte 😉.

E existe algo que todas as criações artesanais têm em comum: o AMOR.

E nada mais representativo do que o DIA DAS MÃES para falar de amor, cuidado e carinho.

O artesanato popular é a arte que mais tem abraçado as mães mundo afora ao longo dos anos.

O último levantamento do IBGE já dava conta de 8,5 milhões de artesãos no Brasil, mercado que movimenta mais de R$50 bilhões por ano, onde a grande maioria é composta por MULHERES.

Escolhido por ser uma forma de conseguir criar os filhos, cuidar da casa e ajudar nas contas, o artesanato abriu as portas da profissionalização para centenas de mulheres que estavam fora do mercado de trabalho e que hoje são merecidamente reconhecidas por sua arte e criações.

Em um mercado tão rico e diverso, o artesanato permite que dentro de cada universo particular, essas mães possam se desenvolver, criar e produzir.

E se tem algo que as mulheres, especialmente as mães, sabem fazer é arte com entrega da alma.

E SE O ARTESANATO ABRIU ESPAÇO PARA ESSAS MÃES SE REALIZAREM PROFISSIONALMENTE E TOMAREM SEU LUGAR NA SOCIEDADE, NÓS AGRADECEMOS A ESSAS MULHERES, QUE COM TANTA DEDICAÇÃO, AMOR E CARINHO SEGUEM TRANSFORMANDO O MUNDO! 

Se animou com o tema e quer produzir um presente ou decoração de Dia das Mães? Temos algumas inspirações para te ajudar!

FELIZ DIA DAS MÃES, ARTESÃS, ARTISTAS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *