Todo mundo sabe que a cozinha é o coração da casa. E, obviamente, manter esse cômodo limpo e organizado é fundamental. No entanto, é importante lembrar que manter a higienização de uma cozinha não diz respeito apenas à limpeza do chão ou da pia. A higiene dos armários é vital não só para a organização do cômodo, mas também para manter a integridade de utensílios e alimentos.
Nesse contexto, o uso de proteção para os armários é uma opção que deve ser considerada, já que é uma alternativa barata e eficiente. E vale lembrar que armários superiores e inferiores tem configurações diferentes, uma vez que apresentam características variadas de armazenamento. Por isso, o material que deve revestir cada tipo de gabinete também deve ser diferenciado, dependendo do caso.
Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Confira então o artigo que preparamos!
Comece do início
Se o interior dos armários da cozinha já sofreu algum dano, é fundamental repará-los. O uso da cobertura protetora sobre derramamentos ou vazamentos existentes pode prender a umidade e criar um terreno fértil para a proliferação de mofo e bolor.
Ainda que armários sob a pia sejam especialmente propensos a danos causados pela água, você deve lembrar que alimentos e líquidos podem espirrar em qualquer lugar da cozinha. Por esse motivo, limpe os derramamentos com detergente doméstico e um pano úmido e garanta que a área passe por uma secagem adequada. Se ainda assim você encontrar mofo em seus armários, use uma máscara protetora e remova o bolor, aspirando e limpando a área com uma solução de água sanitária. Para finalizar, aplique uma camada de tinta de mofo no fundo do armário para evitar o crescimento futuro de fungos.
Se a suspeita de infestação permanecer, consulte um profissional.
Escolha a melhor cobertura
Armários de cozinha costumam ter funções variadas. Os armários logo abaixo da pia geralmente possuem produtos de limpeza, enquanto outros armários inferiores podem ser utilizado para armazenar panelas e utensílios pesados, além de pequenos eletrodomésticos ou itens de despensa.
Dessa forma escolha um revestimento que forneça a proteção necessária para cada gabinete. Revestimentos não adesivos, que podem ser removidos para limpeza, estão disponíveis em vários estilos. Os protetores de plástico são impermeáveis, de fácil limpeza e com manuseio facilitado. Além disso, os famosos caminhos de renda são uma excelente opção para esse momento. Para armários embaixo da pia, garanta a escolha de revestimentos à prova d’água e com uma textura suave, que possam ser higienizados facilmente. Mais uma vez os revestimentos de plástico são uma boa escolha – e podem ser utilizados também para forrar geladeiras.
Para o fundo de armários que abrigam panelas pesadas ou alimentos enlatados, por exemplo, use um revestimento almofadado. Dessa forma, a integridade dos objetos em questão é garantida. Nos gabinetes superiores, que abrigam objetos mais leves, o papel com adesivo cria uma superfície de proteção que é barata e fácil de limpar. A superfície com papel contact, por exemplo, oferece proteção duradoura e resistente para o fundo do gabinete. (Preparamos um tutorial para que você mesmo instale o papel contact aqui!)
Instale gavetas e prateleiras
É claro que os revestimentos já providenciam uma proteção excelente para derramamentos e arranhões, mas um sistema de armazenamento no interior dos armários também pode reduzir drasticamente o risco de danos. Dessa forma, em armários profundos, instale gavetas deslizantes para prender panelas e frigideiras. As gavetas permitem fácil acesso a utensílios pesados de cozinha, de forma que não há necessidade de arrastá-los
Se você usa os armários inferiores da sua cozinha como despensa, opte por prateleiras que permitam o armazenamento e empilhamento de itens, sem criar a possibilidade daquela já conhecida “avalanche” de pacotes e enlatados. Além disso, o encanamento nos armários embaixo da pia os torna suscetíveis à umidade causada pela condensação e vazamentos. Você precisa estar atento a problemas de água nessa área, mas pode reduzir o risco de danos armazenando produtos de limpeza em estojos plásticos, que também facilitam o acesso a cada item.
Mantenha a limpeza em dia
Nenhum método de proteção de armários é inteiramente infalível. Líquidos podem se espalhar pelas bordas dos forros, ou pelas aberturas entre os papeis adesivos. Com o tempo, os revestimentos das prateleiras podem se tornar menos eficazes e para manter seus armários protegidos contra danos, é necessário estar sempre atento à higienização dos gabinetes.
Verifique os revestimentos periodicamente e substitua-os quando apresentarem sinais de desgaste. Se ocorrerem derramamentos – que são inevitáveis na cozinha -, limpe-os e verifique se a umidade e as manchas não atingem o fundo do gabinete. Os armários embaixo da pia requerem vigilância especial. Conserte imediatamente qualquer tubo com vazamento e esteja sempre atento à presença de mofo.
O uso de revestimento de prateleira não necessariamente prolonga a vida útil das prateleiras ou gavetas do seu gabinete de maneira perceptível. No entanto, eles dão à sua cozinha um aspecto impactante de limpeza, além de proteger a superfície dos armários de danos desagradáveis e, muitas vezes, irreparáveis.
São várias as opções para esse tipo de revestimento. A LeBianco possui um amplo leque de escolhas, com padrões, texturas e cores variadas. Não deixe de acessar o nosso catálogo para conhecer as nossas opções!