Tendências podem ir e vir, mas os bordados ingleses sempre serão uma opção elegante para a decoração de roupas e acessórios da casa. O tecido é leve e de natureza complexa, tornando a sua utilização uma alternativa certeira para impressionar quem o utiliza.
Quer saber mais características sobre os bordados ingleses? Não deixe de acompanhar o texto que a Le Bianco preparou para você. Confira!
Um pouco de história
O bordado inglês é um tecido que combina características de bordados e rendas e são associados à Inglaterra, devido à sua popularidade no país no século XIX. Ele é caracterizado por padrões compostos de orifícios redondos ou ovais, chamados ilhós, que são cortados do tecido. Os padrões, geralmente, retratam flores, folhas, trepadeiras ou caules, e são delineados por simples pontos de bordado feitos no material ao redor.
O tecido começou a se tornar popular ainda no século XIX, mas também ressurgiu nas décadas de 1950 e 1960, principalmente devido à sua utilização por celebridades, como Brigitte Bardot, que teve os detalhes de seu vestido de noiva marcados pelo bordado inglês.
O tecido, no entanto, ultrapassou o universo da moda e hoje é utilizado para diversas funcionalidades. Tradicionalmente, o bordado era branco e usado para criar roupas íntimas. Hoje em dia vem em todas as cores e é utilizado para vários fins: em peças de vestuário, como ornamentos em shorts e saias, ou simplesmente como adornos decorativos para diferentes cômodos da casa.
Diferentes usos
São várias as opções para usar os bordados ingleses hoje em dia.
Diversos itens, já comprados prontos, podem ser excelentes superfícies para você acoplar o bordado inglês e dar aquele aspecto ímpar para a sua peça. Você pode personalizar a decoração de lençóis, fronhas e cobertores, por exemplo. Costurar o bordado nas barras destas peças cria um aspecto elegante e a lavagem das roupas não é afetada. Os bordados são resistentes e não irão se romper se inseridos na máquina de lavar.
Você pode também vestir a sala de jantar com guardanapos, toalhas e caminhos de mesa decorados com o bordado inglês para combinar com a sua louça favorita. Além disso, dar esse toque a mais para peças de decoração da mesa é uma ótima opção para receber convidados e oferecer uma experiência única.
Outras peças podem ser facilmente ornadas com o bordado inglês: lenços, cortinas, abajures (se o tecido for adequado) são opções perfeitas! Você pode escolher designs tradicionais e adicionar o detalhe rico do bordado inglês tornando a sua peça muito mais interessante. Algumas pessoas até mesmo decoram bolos com ele! Já pensou nas infinitas possibilidades?
Invista também em roupas
A roupa bordada tem sido um fator dominante na moda há algum tempo. É verdade que a maioria dos bordados que você vê em lojas é bordada à máquina, com produção em massa. Mesmo assim, você pode se inspirar na indústria da moda e experimentar bordar suas saias, camisas, jaquetas ou até mesmo suas sapatilhas com os bordados ingleses.
Antes de começar, você deve considerar se o bordado combina com o tecido da sua roupa. Costurar densamente em um tecido muito fino, por exemplo, não é uma boa ideia – muito menos costurar um design delicado em tecidos pesados, como a lona. Dessa forma, tente acertar na combinação, para não dificultar o trabalho e ter resultados melhores.
Roupas de algodão e linho, ou jeans leves são perfeitas para adicionar o bordado inglês. Um casaco com capuz simples pode ser transformado em uma peça única com apenas um toque (ou vários) de bordado. Se você gosta de um desafio e tem alguma experiência, também pode colocar o bordado em camisetas ou macacões. Não se esqueça de usar o estabilizador para tornar o tecido mais firme e menos elástico.
Estas são apenas algumas das várias possibilidades de ornar peças com o bordado inglês. Já pensou em como você pode utilizá-lo? Confira as opções oferecidas pela Le Bianco e decida agora como você pode começar a decorar as suas peças de um jeito só seu!