Como num passe de mágica: conheça as canetas marcadoras

Transferir padrões e designs para o tecido é um dos passos mais importantes em um bordado, não importa o quão experiente seja o costureiro. Uma transferência bem-sucedida inevitavelmente influenciará no resultado final do seu projeto e ninguém quer uma solução ruim, não é mesmo? No texto de hoje, vamos abordar uma das opções mais populares para facilitar a transferência de bordados para tecidos: as canetas marcadoras.

Essas canetas surgiram no mercado para facilitar a marcação de tecidos e podem ser encontradas em formatos diferentes – ou seja, as marcas podem ser retiradas de maneiras variadas. Para conhecer um pouco mais sobre elas, não deixe de ler o texto que a Le Bianco preparou para você! Acompanhe!

Marcadores solúveis em água

  • O que são?

O marcador de tecido solúvel em água é uma ferramenta projetada especificamente para marcar o tecido – sejam linhas para projetos de costura, padrões de roupas ou alguns desenhos de bordado intrincados. Os marcadores, que parecem uma caneta normal por fora, utilizam uma tinta não permanente que pode ser removida com água quando necessário.

Como as tintas são solúveis em água, você tem mais liberdade no bordado e pode alterar ligeiramente as linhas, formas e fazer quaisquer outros ajustes em seu projeto.

  • Quais as principais vantagens?

Estes marcadores são ideais para alunos aprendendo a costurar. As canetas estão disponíveis em cores diferentes e todas desaparecem após serem lavadas. Elas não são tóxicas e são muito seguras para artistas de todas as idades.

As opções da Le Bianco são ideais para quem trabalha de maneira ágil e necessita de linhas precisas. A ponta reproduz um traço firme e vibrante que desaparece com rapidez, tornando a caneta uma excelente opção para reparos rápidos ou projetos de costura que podem ser concluídos em um ou dois dias. A caneta funciona bem em tecidos lisos e também em panos texturizados. A tinta pode borrar em tecidos de superfície sintética, mas você pode enxaguar com água sempre que precisar que elas desapareçam.

Para retirar as marcas, você pode colocar o tecido diretamente na água ou passar um pano úmido na área desejada. De qualquer forma, as marcas sairão facilmente, sem dar muito trabalho!

Marcadores à temperatura

  • O que são?

Se você não está familiarizado com estas canetas, elas são marcadores que podem ser apagados pelo calor! Estas canetas deixam uma marca nítida e clara que ocorre de maneira suave e fácil, sem saltos e você simplesmente remove as linhas de tinta como ferro a vapor e pronto, elas sumiram!

A tinta utilizada é na verdade uma combinação de dois elementos: tinta gel e tinta térmica. A adição da tinta térmica é o que faz a tinta gel desaparecer com o calor. No entanto, observe que as canetas são basicamente canetas de gel com um pouco de tinta térmica adicionada. Isso significa que você está colocando tinta gel no tecido, mas ela só vai desaparecer por causa da tinta térmica.

  • Informações vantajosas

As marcas das canetas podem reaparecer caso o tecido seja exposto a baixas temperaturas. Mas não se preocupe: é bem difícil que elas tornem a aparecer. A química presente na tinta só faz com que as marcas voltem em temperaturas bem baixas!

Mesmo assim, caso isso aconteça, basta passar a roupa por uma boa lavagem para garantir que nenhuma marca “fantasma” reapareça no tecido.

Existem algumas ferramentas em uma caixa de costura que podem mudar a sua vida, mas vale tirarmos o chapéu para as canetas marcadoras de tecido. Estas ferramentas facilitam incrivelmente o trabalho de um artesão, sem prejudicar o resultado final e criando projetos muito mais elaborados. Conheça as opções da Le Bianco e comece já a usar os marcadores em suas criações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *