Bastidores para bordados

Os bastidores para produzir bordados são a chave para facilitar a vida de qualquer artesão ou costureiro e, definitivamente, vale a pena escolher o mais correto para o seu projeto.  E a melhor parte: eles são baratos, ocupam pouco espaço, são confortáveis de segurar em uma mão e podem ser facilmente movidos de superfície para superfície em grandes projetos de bordado. Ficou curioso pra saber mais? Então acompanhe o artigo que preparamos esta semana e saiba um pouco mais das facilidades oferecidas por um bastidor de bordado! 

Por que usar um bastidor? 

Bastidores são necessários para todos os tipos de bordado onde o tecido precisa ser mantido esticado. Eles proporcionam melhor tensão e ajudam a evitar distorções, especialmente em tecidos de linho, que dobram e amarrotam com facilidade.  

Manter o tecido esticado também ajuda a tornar o resultado final mais uniforme em sua aparência. O uso do bastidor reduz a quantidade de vezes que o tecido é manuseado, diminuindo o aparecimento de marcas de suor, sujeira e vincos, que podem surgir com o contato com as mãos. As molduras também facilitam o bordado como um todo, pois os furos aparecem melhor, já que o tecido está tensionado e a contagem dos pontos é mais fácil. 

Uma boa dica de operação é que muitos artesãos usam fitas de algodão para ajudar a impedir que o tecido escorregue no bastidor. Você deve então abrir o aro e enrolar a fita ao seu redor, certificando-se de que toda a superfície seja recoberta pela fita.  

Os aros têm ainda a vantagem de serem leves e portáteis. Você pode remover o tecido do bastidor quando terminar cada sessão, mas é preferível usar um bastidor grande o suficiente para manter todo o design, para evitar vincos desnecessários.  

Bastidores de bambu 

Os bastidores estão disponíveis em diversos materiais. As opções mais comuns – e eficazes – são plástico e bambu.  

Os bastidores de bambu são os mais fáceis de encontrar, e estão muito presentes em lojas de artesanato. Eles são feitos de dois anéis de madeira, unidos por um parafuso no anel externo. Para muitos aros, o parafuso pode ser apertado com uma chave de fenda, mas você pode usar apenas as mãos também. Também existem aros de plástico com esse mesmo sistema. Você pode usá-los exatamente da mesma forma que os de madeira. 

A vantagem dos aros de bambu é a enorme variedade de tamanhos em que são fornecidos. De 12 a 40 centímetros, esses aros estão disponíveis no tamanho que você desejar. Sua forma mais comum é arredondada, mas outros formatos, como o oval, também podem ser encontrados no mercado.  

Estes bastidores são fáceis de usar e você pode ajustar a tensão posteriormente. Existem aros de madeira muito ruins que não aguentam bem a tensão: os itens oferecidos pela Le Bianco podem te economizar tempo e dinheiro em busca do bastidor perfeito.  

Bastidores de plástico 

Os aros de plástico também são uma excelente escolha para seus bordados. Eles consistem em um anel interno de plástico rígido e um anel externo flexível que se estende sobre o tecido, para mantê-lo no lugar, com força. Eles também facilitam o bordado, uma vez que são mais flexíveis.  

Disponíveis em tamanhos e cores diferentes, eles podem colorir a sua caixa de costura, oferecendo o mesmo nível de qualidade oferecido pelos bastidores de bambu. Ao mesmo tempo, podem ser utilizados como peças de decoração, estampando diferente cômodos da sua casa. Já pensou ter bordados únicos presos na parede? Essa é uma excelente ideia que pode oferecer uma qualidade única para a sua residência.   

Tamanhos de aro 

O tamanho certo do bastidor depende do tamanho do projeto e o aro deve se ajustar ao tecido com alguma saliência. Assim, a melhor opção é que deixe que o tecido fique esticado dentro do aro, mas não tão apertado que o faça ficar enrugado depois de passar o fio dental. 

Escolha um aro que caiba confortavelmente em uma mão, para que você possa costurar com a outra. O bastidor não precisa enquadrar todo o padrão de bordado, pode ser maior ou menor, mas remova o bastidor do projeto entre as sessões de costura – você não quer que o aro deixe um recuo permanente no tecido! 

Quando se trata de bordar, a escolha do bastidor é umas das principais tarefas a serem realizadas. O tipo certo de bastidor de bordar garantirá que o seu desenho saia exatamente como você imaginou, de forma rápida e tranquila. Agora que você conhece melhor as opções, já pode correr e adquirir o seu. Acesse o catálogo da Le Bianco (link) e escolha entre as nossas opções! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *