Aprenda a escolher os materiais de acordo com a sua necessidade

A escolha dos materiais para o seu projeto de artesanato pode ser uma tarefa complicada, especialmente se você não tem muito conhecimento sobre o assunto. Além de considerar como os materiais se comportam, também deve considerar o custo, a flexibilidade, a durabilidade e o peso. 

Para ajudar, a Le Bianco separou algumas dicas para você tomar melhores decisões para o seu projeto de artesanato; confira.

1. Conheça as características do material

Cada material tem as suas próprias características, o que determina seu uso. Por exemplo: peças feitas com madeira tendem a ser mais resistentes, mas são menos maleáveis do que tecido e couro, por exemplo.

Buscar informações na internet, especialmente criadores de conteúdo, é um bom caminho para entender as características de cada material e para o quê eles são indicados.

2. Defina o seu objetivo

Ao conhecer as características do material, você define a sua necessidade mais facilmente. Vamos supor que você quer trabalhar com patchwork, logo, tecidos são os materiais indicados.

Não se esqueça de saber quais acessórios melhor se encaixam para o seu projeto antes de iniciar. Fazer isso facilita o trabalho e, além disso, crie um cronograma para alcançar o seu objetivo dividindo os processos em etapas. Programar essas ações diminui as chances de surpresas desagradáveis ao longo do projeto, como retrabalhos e gastos inesperados.

3. Como escolher os materiais corretos

Após ter a base do seu projeto definida, é hora de escolher os materiais corretos. Para fazer isso é necessário pensar em duas coisas: orçamento x tempo. O gasto médio do projeto é importante para definir a quantidade e onde comprar o material. Além disso, o tempo dedicado à execução do projeto também ajuda a definir a quantidade.

4. Opte por materiais de fácil uso

Prefira materiais de fácil uso e que possam ser utilizados em diferentes projetos, especialmente se houver sobras. Tudo depende do trabalho em questão, é claro, e, caso o material não seja de fácil uso mas faz sentido usá-lo, é válido.

Tecido

O tecido é uma excelente opção para projetos de artesanato. A maleabilidade do material e custo mais acessível que outros produtos são bons atributos para escolhê-lo. Ademais, o tecido pode ser usado como acabamento para diversos outros materiais e o que sobrar pode ser reaproveitado em outros projetos. É possível combiná-lo com fio de sisal, fazer patchwork, mantas, toalhas de mesa e diversos outros itens de decoração.

Couro

O couro é outro material versátil, tanto para trabalhos manuais quanto para artesanato. É durável e resistente ao calor e ao desgaste. O couro pode ser usado para a criação de bolsas, acessórios, roupas e móveis. 

Por ser um dos materiais mais resistentes disponíveis, o couro é comumente usado para a criação de artesanato de qualidade.

5. Onde comprar

Pesquisar bastante sobre possíveis lojas é importante para encontrar um meio termo entre produtos de qualidade e que caibam no seu bolso. Sempre busque informações sobre o vendedor e leia as avaliações que outros consumidores deixaram.

6. Conclusão

Tendo em conta que a escolha certa de materiais é essencial para obter o melhor resultado em seus projetos de artesanato, é importante conhecer as características e benefícios de cada material para determinar qual é o mais adequado para suas necessidades. Se você precisar de mais ajuda para escolher o material adequado para seu projeto de artesanato, há sempre profissionais aptos a lhe fornecer orientação. 

Agora que você sabe como escolher os materiais ideais para o seu trabalho de artesanato, vamos começar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *