Descubra os benefícios do trabalho manual

Atividades que exigem trabalho manual, como o artesanato, trazem diversos benefícios à saúde. A prática é comumente associada a pessoas de terceira idade, entretanto, auxilia no desenvolvimento e bem-estar de qualquer faixa etária.

Os tipos de benefícios do trabalho manual

Trabalhar manualmente com artesanato traz benefícios nas seguintes áreas: física, psicológica e combate e prevenção de doenças. A Le Bianco separou alguns deles que você pode conferir agora.

1. Aumenta a criatividade

Trabalhar em projetos de artesanato exige grande criatividade, tanto no momento em que você o idealiza, quanto durante a execução. A área do cérebro responsável pelo desenvolvimento artístico e criativo é ativada e se mantém assim durante todo o processo.

Com o tempo, tende a se expandir para outras áreas fazendo com que você passe a enxergar a vida de forma mais criativa.

2. Melhora a coordenação motora

Como o próprio nome já diz – trabalho manual – é uma atividade na qual você precisa utilizar bastante a coordenação. O labor artesanal tende a lidar com objetos delicados e exige que você realize tudo com maior destreza.

Esse benefício é um grande aliado no combate a doenças degenerativas, por isso é muito utilizado em projetos com a terceira idade, entretanto é eficaz para pessoas de qualquer faixa etária.

3. Solução de problemas

Nem todos os projetos saem do jeito que queremos. Às vezes por questões externas, como falta de determinado material, ou erros cometidos ao longo do caminho — algo comum e que não pode ser enfrentado de forma negativa — exigem que os desafios sejam superados.

Portanto, o trabalho manual também desenvolve a capacidade de solucionar problemas, muitas vezes em tempo real.

4. Reduz o estresse e traz felicidade

O artesanato é, além de um excelente meio para expor a sua criatividade e a sua arte, também um escape da realidade. Trabalhar em projetos manuais, diminuem o estresse e tiram a sua mente da correria enfrentada do dia a dia, sendo um hobby eficaz para o bem-estar

Essa prática libera dopamina, hormônio normalmente relacionado à diversão ou ao prazer. Ao finalizar um projeto, a sensação de completude é inevitável e faz do artesanato grande fonte de felicidade e dever cumprido.

5. Aprimora o foco

Muitos projetos exigem grande concentração, pois demandam execução perfeita das etapas relacionadas. É necessário ter foco para que tudo saia como deve ser, e, ao longo do tempo e com a prática constante, isso acaba por se estender para outras áreas da vida.

6. Melhora a capacidade de planejamento

Todo e qualquer projeto pede planejamento antecipado e, nesse caso, não é diferente, principalmente se você usa o trabalho manual como fonte de renda.

Tempo de produção, materiais que serão utilizados, o resultado final esperado: tudo isso entra na conta e, assim, você melhora bastante a capacidade de planejar e organizar as tarefas em tempo hábil.

7. Atenção aos detalhes

Crochê, bordado, patchwork e outras formas de artesanato exigem grande cuidado com a execução de tarefas, especialmente trabalhos que tenham muitos detalhes.

Por conta disso, o labor manual aumenta a sua capacidade de estar atento aos detalhes para fazer do seu projeto o melhor possível. Com o tempo e prática, você prestará mais atenção à detalhes de diversos acontecimentos ao mundo ao seu redor.

Le Bianco e o trabalho manual

A Le Bianco, assim como você, é apaixonada pelo trabalho manual e os benefícios que o artesanato proporciona. Nós temos tudo o que você precisa para ingressar nesse mundo com materiais de qualidade, tecidos, estampas e muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *