Autocuidado: por que é importante?

Autocuidado é um termo geral que descreve tudo o que você faz deliberadamente para o seu bem-estar mental, físico e emocional. E por mais simples que possa parecer, muitas vezes não damos a atenção necessária para um procedimento que pode ser tão simples. E é por isso que o termo ‘deliberadamente’ é fundamental para a definição do que é autocuidado: precisamos estar conscientes do que nos faz bem antes que possamos definir um hábito que realmente traga benefícios.


Você pode começar com atos simples, como não verificar e-mails à noite, quando você sabe que isso afeta seu sono, ou apenas tomar um banho, sabendo que aquele processo pode revitalizá-lo. O importante é definir o que faz a diferença para você.
Neste artigo, definimos algumas ações que podem ajudá-lo a entender melhor a importância de cuidar de si mesmo e como pequenas medidas podem facilitar o caminho. Acompanhe!


Faça apenas aquilo que gosta

Se você está realiza uma atividade pelo único motivo de que outras pessoas também o fazem, maior é a probabilidade de você não dar continuidade a ela. A chave para manter sua rotina de autocuidado é encontrar ações que ama e que espera ansiosamente ao final de um longo dia.


Para criar um hábito relaxante que que funcione, tente experimentar algo diferente ou algo que saiba que vai tranquilizá-lo.

Aqui estão algumas ideias de como começar:


• Leia: estimular o cérebro o mantém ativo, impedindo que você perca a sua energia. Assim como qualquer outro músculo do corpo, é necessário mantê-lo forte e saudável.
• Pratique ioga: o objetivo da yoga é criar força, consciência e harmonia na mente e no corpo, através de exercícios que podem ser muito simples. Você pode até mesmo aprender a criar o seu próprio tapete (LINK).
• Dê um passeio: caminhar é uma ótima maneira de melhorar ou manter sua saúde geral. Apenas 30 minutos diários podem aumentar a atividade cardiovascular, fortalecer os ossos, reduzir o excesso de gordura corporal e aumentar a resistência muscular.
• Faça um diário: escrever sobre nossos pensamentos e vivências nos ajuda a manter a mente organizada, facilita o estabelecimento de metas e ainda aprimora a nossa capacidade de escrita.


Experimente atividades novas e descubra o que funciona para você. E lembre-se: sua rotina de autocuidado deve ser adaptada única e exclusivamente a você.


Planeje com antecedência


A verdade é que se não dedicarmos um tempo específico para o cuidado próprio, dificilmente encontraremos o período livre para realizá-lo. Assim, faça dessa rotina um compromisso inadiável.


Por exemplo, bloqueie 30 minutos da manhã para fazer ioga e 30 minutos à noite para ler. Informe a sua família ou colegas de quarto do momento em que você estará indisponível. Torne o processo o mais oficial possível.


A tarefa parece simples, mas o quanto antes você planejar este tempo consigo mesmo, mais tranquilo ele será.


Mantenha sua rotina simples

Uma das formas mais interessantes de simplificar o autocuidado é ajustá-lo à sua mentalidade.


Você não precisa acreditar que a rotina de autocuidado é uma parte necessária em sua vida. Muito menos se sentir culpado de não estar realizado uma atividade, enquanto outras pessoas estão. Você deve entender o que sente quando realiza a sua rotina e deixar que este sentimento o diga como implementar os seus hábitos diários.


O processo não precisa ser demorado, complicado ou custar dinheiro. O objetivo aqui é criar um momento que o ajude a recarregar e a relaxar – portanto, faça com que ele seja simples para se adequar ao seu estilo de vida.

Cuide do corpo


A importância do autocuidado definitivamente se estende a aspectos puramente físicos da sua saúde. A atividade física é vital não apenas para o seu bem-estar corporal, mas também para ajudá-lo a extravasar. E se você pensa que ir à academia é pouco divertido, não se preocupe! Basta ampliar o conceito: ioga, caminhadas, pilates, dança, corrida e natação são apenas exemplos da infinidade de atividades que você pode iniciar para cuidar mais de si.


Uma rotina de cuidados com a pele também deve ser levada em conta e pode até mesmo ajudar a estabelecer outras rotinas saudáveis. Cuidar da pele com produtos de qualidade, como toalhas de banho e de rosto (LINK), gera uma sensação de relaxamento e até mesmo animação para encarar o dia. A partir daí a higiene dos cabelos e bucal também é envolvida, ampliando os seus hábitos de cuidado próprio.

O autocuidado é um termo amplo que abrange praticamente todas as coisas boas que você faz para si. Em poucas palavras, trata-se de ser gentil consigo mesmo como você seria com os outros. Mas o que o que o motiva, sempre será diferente do que estimula a pessoa ao lado. Assim, procure atividades que o façam se sentir vivo. Marque datas consigo mesmo e, quando se comprometer a elas, mantenha o compromisso. Ser saudável consigo mesmo o torna ainda melhor equipado para ajudar os outros.


Viva a sua melhor vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *