O que você acha de fazer sua própria “Clutch”? E quer saber o que a deixará ainda mais alinhada com tendências da moda? Se for feita com a nova coleção de tecidos Monochrome da Le Bianco. No Blog de hoje, temos um passo a passo para que a sua produção fique completa. Você também pode conferir o vídeo no nosso canal do Youtube em que a parceira, Amanda Lousada, produz a peça.
Vamos para o passo a passo!
Alguns materiais que você precisará:
- Tecidos coleção Monochrome;
- Manta R2;
- Entretela;
- Zíper de metro;
- Tesoura;
- Caneta marcadora;
- Clips.
Passo 1:
Inicie com a aba, cortando retângulos de 20x12cm (tricoline 2x, frente e forro e Manta R2 1x), formando um “sanduiche”. Com o auxílio de um objeto circular ou régua, faça marcações com a caneta fantasminha nas bordas inferiores do retângulo e arredonde os cantos cortando com a tesoura.
Passo 2:
Aplique um viés largo contornando as laterais, deixando apenas a parte de cima do retângulo livre. Uma dica para facilitar a aplicação do viés, é segurá-lo com “clips” antes de iniciar a costura.
Passo 3:
Para a base corte retângulos na medida 25x16cm (tricoline 2x e manta R2 2x). Um dos retângulos servirá para aplicar a aba da bolsa, o outro reserve para servir como base para o fundo da bolsa. Dobre o retângulo ao meio e faça um pique para marcar o meio e faça o mesmo procedimento com a aba. Posicione a aba sobre a base, centralize e faça uma costura na parte superior para unir as duas peças.
Passo 4:
Para o bolso interno corte retângulos na medida de 25×12 (tricoline 2x, frente e forro e entretela 1x). Coloque o tricoline direito com direito e posicione sobre a entretela, passando uma costura reta em apenas uma das extremidades de 25cm e vire apenas uma das partes do tricoline. Depois rebata a costura.
Passo 5:
Chegou o momento de juntar suas estruturas: base + aba + bolsos. Posicione o bolso embaixo da aba com a parte da costura voltada para cima, prenda com o auxílio dos “clips” e reserve.
Passo 6:
Corte o zíper na medida de 21cm e encaixe o cursor, trazendo-o até o meio do zíper. Para este passo, será preciso cortar uma “faixa” de tricoline de aproximadamente 7 cm de largura. Você deverá envolver o zíper nesta faixa e passar uma costura na ponta, desvire, rebata a costura e repita o processo na outra ponta. Após aplicar as faixas nas pontas do zíper, dobre ao meio e marque o meio com um giz.
Passo 7:
Coloque o zíper na parte superior da sua estrutura, centralizando o meio, e faça uma costura de segurança:
Passo 8:
Para o forro, corte retângulos na medida de 25×16 (tricoline 2x). Coloque o tricoline sobre o zíper, com o direito para baixo e passe uma costura rente ao zíper. Vire forro e rebata a costura.
Passo 9:
Para o fundo da bolsa, aplique na outra extremidade do zíper um sanduiche com a parte da base que estava reservada (tricoline + manta 25×16 cm) e a outra parte do forro. Depois rebata a costura.
Passo 10:
Junte as duas partes da base (fundo e frente), o forro deve ficar para o outro lado. A parte do zíper empurre para o lado de dentro do forro.
Passo 11:
Prenda as partes da base e do forro com a ajudo dos “clips” e na parte da base, faça uma marcação para arredondar os cantos. Costure por toda a volta, deixando apenas a parte superior do forro aberta para desvirar a peça. Recorte com a tesoura os cantos da base para dar o formato arredondado.
Passo 12:
Chegou o momento de maior expectativa: virar a peça e ver que a sua própria produção pode sair tão linda como as de uma loja! Após desvirar, acerte empurre bem os cantos e passe para assentar as costuras. Puxe o forro e passe uma costura para fechar o fundo, coloque-o para dentro e pronto!
E como opções para fechar a bolsa pode-se usar: botão ímã, fivela, enfim, customize da maneira que mais combina com você!