DIA INTERNACIONAL DA MULHER- Sua importância histórica

Você sabia que a data é comemorada desde o início do século 20?

Quem diria que ainda hoje a luta estaria em plena expansão..

Mas vamos voltar lá atrás na História!

O primeiro movimento que se tem conhecimento aconteceu em fevereiro de 1909, em Nova York. Na época, as mulheres encaravam uma jornada de trabalho de até – impressionantes – 96 horas semanais e, na data, lutavam por melhores condições de trabalho, redução da jornada e direito ao voto.

O movimento teria reunido cerca de 15 mil trabalhadoras.

Algum tempo depois a Europa também passou a presenciar atos como esse e, entre 1910 e 1911, a alemã Clara Zetkin organizou passeatas que reivindicavam melhores condições de trabalho para as mulheres e salários justos.

Mas o ano que marcou de forma definitiva a luta das mulheres foi 1917, nesse ano, no dia 8 de março, dezenas de operárias foram às ruas protestar contra a fome. Naquele momento elas também pediam o fim da Primeira Guerra Mundial.

E foi depois disso que os soviéticos transformaram essa data em um marco oficial e começaram a celebrar a Mulher Heróica e Trabalhadora.

Mas foi só em 1975 que a data foi oficializada pela ONU e reconhecida ao redor do mundo.

O dia das mulheres pelo mundo

Na Itália a data – lá conhecida como La Festa della Donna – é comemorado com a entrega de botões de mimosa.

Na China, as mulheres têm direito a meio dia de folga, conforme recomendado pelo Conselho de Estado.

E nos EUA, Março é o Mês da História das Mulheres e, anualmente, o Presidente faz um pronunciamento homenageando as conquistas das mulheres americanas.

ALGUMAS CONQUISTAS AO LONGO DA HISTÓRIA

  • Direito a estudar e mais tarde direito ao acesso à faculdades;
  • Direito a frequentar faculdade;
  • Criação do estatuto da mulher casada;
  • Lei do Divórcio;
  • Lei Maria da Penha;
  • Lei do Feminicídio;
  • Criminalização da importunação sexual feminina;
  • Direitos ‘igualitários perante a sociedade’
    • Aqui vale ressaltar que as mulheres conseguiram dar um enorme passo e ter suas profissões reconhecidas no mercado de trabalho, assim como seus títulos. Mas o caminho ainda é longo, em 2022 ainda temos muitas mulheres ganhando salários inferiores para executar atividades iguais e vemos mulheres sendo menosprezadas em seus cargos e no mercado de trabalho. Segundo dados do IBGE, a remuneração do trabalho para elas é, em média, 22% menor que a dos homens e essa diferença chega a 38% em cargos gerenciais.
    • Na política, na Câmara dos Deputados, apenas 15% são mulheres; e no Senado Federal,12%.
  • Mais independência;
  • Menos submissão.

A data nos dias hoje

Esse ano, a ONU comemora a data com o tema ‘Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável’. A temática dá luz ao “reconhecimento da contribuição de mulheres e meninas em todo o mundo, que estão liderando a tarefa de adaptação às mudanças climáticas, mitigação, e resposta, para construir um futuro mais sustentável para todas as pessoas e o planeta”.

Seus eventos vão reconhecer como mulheres ao redor do mundo estão respondendo às mudanças climáticas.

O site oficial da ONU, com outras informações sobre as lutas e avanços das mulheres é o: https://www.onumulheres.org.br/.

E qual a importância de comemorar essa data?

Nos últimos anos se presenciou muitos retrocessos globais na luta pelos direitos igualitários e a pandemia, por sua vez, escancarou a violência doméstica, a repressão e submissão das mulheres, que passaram a ter menos escolhas pelas restrições impostas pelo isolamento social.

Temas como feminicídio passaram a ser rotina nos noticiários ao redor do mundo.

Por outro lado, vemos alguns avanços, principalmente em relação à liderança feminina:

  • Em 2021 Kamala Harris se tornou a primeira mulher, a primeira negra e a primeira asiática-americana vice-presidente dos EUA.
  • Também em 2021, a Tanzânia empossou sua primeira presidente mulher, Samia Suluhu Hassan, enquanto Estônia, Suécia, Samoa e Tunísia tiveram primeiras-ministras mulheres pela primeira vez na história.
  • Esse ano, Xiomara Castro tomou posse como a primeira mulher presidente de Honduras.

E a luta não para!

O Dia Internacional é muito mais que uma data, é o lembrete de que as mulheres reconhecem sua importância e papel na sociedade e seguirão lutando por ele.

FONTES:

Portal da Câmara;

IBGE;

ONU Mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *