Dicas de como organizar a rotina da casa

É fácil se perder em meio às obrigações diárias devido a correria do dia a dia, e, com isso, organizar a rotina da casa pode se tornar uma tarefa complicada. Apesar disso, é possível organizar alguns objetos de casa para ajudá-lo nessa “missão” e deixar esse processo mais prático.

Por que organizar os objetos de casa?

Organizar e usar determinados objetos de casa pode ser um grande desafio, e vai além de uma questão estética. É extremamente importante, especialmente para aqueles que se dedicam a várias atividades diárias, estruturar a organização dos objetos e itens de casa para que possam ser localizados com mais facilidade e praticidade.

Manter uma rotina de casa organizada, com ambientes limpos e objetos de uso constante é benéfico não só para o bom funcionamento do lar, mas também auxiliam na saúde mental das pessoas que vivem lá.

Ao fazer isso, menos estresse é gerado, além de maior sensação de controle e, por fim, dá às pessoas mais foco. Isso tudo pode ser alcançado com um pouco de organização e objetos que, normalmente, já estão presentes em casa ou podem ser facilmente adquiridos.

Como organizar os objetos de casa para uma rotina prática

Cada cômodo da casa serve a diferentes funções e possuem diferentes objetos que são usados rotineiramente. Vamos passar por diferentes cômodos da casa para tornar a rotina prática e evitar dores de cabeça.

Sala

A sala é, normalmente, o primeiro ambiente que as pessoas acessam e, além disso, serve como saída de casa. Alguns objetos práticos que devem estar posicionados perto da porta são porta-chaves, cabideiros e sapateiras, facilitando o processo de entrada e saída.

Esse cômodo também é o local onde as pessoas se divertem assistindo filmes e jogando. Acessórios, como suportes para controle remotos são interessantes e alguns podem ser feitos com peças de artesanato e alocados em braços de sofá.

Cozinha

Manter a cozinha organizada é vital para o bom funcionamento da casa, visto que é um dos cômodos de maior movimentação. Armazenar comida em recipientes e deixar o acesso a eles fácil é uma ótima forma de tornar a rotina na cozinha prática.

O ideal é sempre deixar objetos de muito uso em locais acessíveis. Panos de prato, por exemplo, podem ficar próximos da pia e do fogão. Toalhas e caminhos de mesa são práticas e facilitam a limpeza do ambiente, além de serem ótimas opções decorativas para a sua cozinha ou sala de jantar.

Caso você seja uma pessoa que costuma cozinhar bastante, ter um avental sempre próximo do fogão ou bancada é uma forma de ter mais praticidade na hora de cozinhar.

Por último, não esqueça de montar um cantinho do café. A bebida é uma das mais tomadas e companheira de muitas pessoas nas primeiras horas da manhã, portanto, ter um espaço dedicado para ela e outros produtos de café torna a manhã mais prática e faz o cheirinho de café tomar conta da casa mais rápido.

Quarto

O quarto é um dos ambientes mais íntimos da casa e a organização e limpeza desse espaço são importantes para o bem-estar. Acomodar as roupas em gavetas e armários é importante, assim como ter um local para colocar a roupa suja.

Manter roupas que usa com mais frequência com fácil acesso é indicado, como camisas, calças, blusas, etc.

Banheiro

O banheiro é um local de muito uso e também deve estar organizado para a praticidade do dia a dia. Além de manter a pia limpa e organizada, guardar toalhas nesse ambiente ajuda na praticidade.

E falando em toalhas, deixe a que está usando no momento próxima do box, assim pode se secar e se proteger do frio rapidamente. Ademais, cortinas e tapetes também são importantes para o dia a dia.

Influencers para acompanhar

Muitas pessoas criam conteúdo que ajudam tanto na decoração quanto na organização da casa. Confira alguns perfis para acompanhar e receber dicas interessantes sobre o tema.

Themis Mendonça – @cantinhodathemis

Se você busca dicas para o dia a dia, a página @cantinhodathemis é perfeita para você! Lá você encontra dicas para casa e organização de rotina, além de macetes interessantes.

Lily Almeida – @home_573

A Lily Almeida cria conteúdo sobre o lar, desde objetos de decoração e organização, até como compor um ambiente harmonioso usando combinações de cores e objetos de uso cotidiano.

Meu Doce Lar – @elainef.ribeiro

A página Meu Doce Lar mostra o dia a dia e dá dicas sobre como organizar a mesa para refeições e espaços para deixar a rotina mais prática. Você também encontra dicas de decoração na página.

Conclusão

Em conclusão, saber como usar objetos do cotidiano para organizar a rotina de sua casa, tornando-a simples, pode ser uma tarefa mais simples do que imagina e muitas vezes, só precisam estar com acesso fácil para tornar a vida igualmente fácil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *