Dimensões de um projeto: bases de corte e réguas

Seja qual for o projeto, ninguém gosta de desperdiçar tempo e dinheiro. Por isso, ter em mãos ferramentas que possibilitem a medição precisa de materiais é fundamental, ainda mais se tratando de patchwork, confecção de scrapbooks, cartonagem e costura criativa.

Bases de corte e réguas especiais são os principais itens a serem levados em conta neste momento, já que além de garantirem um trabalho feito com detalhes, são itens complementares que garantem o corte preciso, oferecendo velocidade e economia para o seu projeto. Entenda melhor sobre cada item no artigo que preparamos!

Bases de corte

As bases de corte têm como função principal a medição e corte preciso de materiais. Além disso, protegem a superfície de trabalho e do cortador, aumentando a vida útil dos itens utilizados. Mas como isso acontece?

O aparato apresenta linhas de grade que são fundamentais na determinação de medidas, além de incluir a marcação de ângulos que oferecem informações valiosas para o corte de formas geométricas mais complicadas, como triângulos e hexágonos.

Em geral, a base de 3mm é a mais utilizada no mercado. Composta por três camadas, ela oferece maior proteção às lâminas, uma vez que a camada central é feita de um plástico mais rígido, garantindo que a base não seja danificada de forma significativa.

Essas bases são conhecidas por apresentarem uma qualidade de autocura, já que o material utilizado em sua produção permite uma regeneração, aumentando a vida útil da base. Por isso são mais flexíveis, com fácil limpeza e armazenamento, podendo ser utilizados para a costura, artesanato e outras atividades. Assim você pode utilizar o cortador sem medo!

Vale ressaltar que as bases devem ser higienizadas regularmente. Para armazená-las, é preferível que não sejam enroladas, para que não deixem marcas permanentes. Esse é um dado muito importante: as bases jamais devem ser enroladas ou dobradas. Portanto, guarde a base sem dobras e em um local com temperatura adequada.

Réguas

Para complementar o trabalho realizado com a base de corte, a utilização de réguas especiais é necessária. Afinal de contas, selecionar a régua certa pode ajudar a economizar tempo e material, já que cada uma oferece uma qualidade diferente para a medição dos projetos.

Mas não se preocupe: elas estão disponíveis em uma variedade de formas e tamanhos – a escolha será realizada de acordo com cada necessidade.

A régua de 15cm x 60cm, por exemplo, é amplamente utilizada por permitir o corte de materiais longos, além de apresentar informações angulares (30°, 45° e 60°) que facilitam o manuseio do usuário. Réguas menores, por sua vez, podem dar velocidade ao projeto, já que simplificam o corte de formas quadradas e retangulares.

Em geral, a régua de 15cm x 30cm oferece as dimensões necessárias para o corte de formas em diferentes tamanhos, contando também com a marcação de ângulos. Já a régua triangular equilátera possibilita a confecção de peças triangulares, facilitando marcações mais complexas.

Além dessas características, as réguas de acrílico oferecem suporte antiderrapante para adicionar estabilidade e segurança ao corte, garantindo maior visibilidade para o trabalho e gerando retalhos mais certeiros. As medições estão disponíveis em preto ou em amarelo, certificando que o usuário tenha visibilidade em peças claras e escuras.

Então, agora você já sabe: para assegurar que o seu projeto seja medido da forma correta, complementar o uso de réguas especiais com a base de corte é uma alternativa. No artigo da semana que vem abordaremos um item que vai tornar os seus projetos ainda melhores: cortadores e lâminas.

Não deixe de acessar o nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *