Trabalhando com Pelúcia e Carapinha

Você está pensando em costurar com tecidos macios e felpudos e não consegue decidir qual é a melhor opção para o seu projeto? Que tal considerar a pelúcia? Ou quem sabe a carapinha? Ambos os tecidos são as melhores opções para quem deseja iniciar projetos inspiradores de artesanato, como a produção de bonecas e bichos de pelúcia, mantas, casacos e outras opções.

Mas se você não conhece esses tecidos, não se preocupe! Neste artigo poderemos auxiliá-lo na escolha de materiais de alta qualidade, suas principais características e como manuseá-los para que durem o maior tempo possível. Acompanhe!

Pelúcia

O tecido em pelúcia é deliciosamente macio, aconchegante e perfeito para brinquedos, cobertores e outros projetos. Ele é um tipo de pano hipoalergênico sintético construído inteiramente com fibras de poliéster e, embora a produção varie de marca para marca, sempre é cuidadosamente tricotado. Por esse motivo, a produção minuciosa lhe confere uma sensação de ultra maciez, dando também grande durabilidade ao material.

A maioria das pelúcias disponíveis no mercado são unilaterais, o que significa que a textura macia fica apenas no lado superior e a parte interna deve ser revestida com outro tipo de tecido (o cetim é a opção mais comum). Mesmo assim, as pelúcias estão disponíveis em uma enorme variedade de pesos e cores, o que oferece uma infinidade de opções para o comprador, dependendo da finalidade do projeto. Como o tecido é sintético, ele pode ser fabricado em praticamente qualquer cor imaginável.

Por fim, as instruções de cuidados são simples: a pelúcia pode ser facilmente lavada na máquina e não demora muito pra secar – podendo também ser inserida na secadora. Todas essas características a tornam umas das principais escolhas para a confecção de ursos de pelúcia, bonecas, colchas, produtos pet, entre vários outros. E vale a dica: com a Páscoa chegando, essa é uma excelente alternativa! Que tal confeccionar os seus próprios coelhos? Um presente criativo se torna uma opção inesquecível para este feriado!

Carapinha

A carapinha também é um tecido produzido através de fibras de poliéster e, assim como a pelúcia, é inteiramente tricotada. No entanto, ela apresenta maior elasticidade que a pelúcia, o que a torna mais flexível e perfeita para aplicações que necessitam de ser modificadas regularmente.

As características da carapinha a tornam incrivelmente útil para o aquecimento. Quente, durável e extremamente resistente à umidade, sua utilização é ideal para condições climáticas mais rigorosas, uma vez que ela aumenta a temperatura do corpo, o que a torna uma ótima opção para a confecção de roupas de inverno, como casacos e luvas, e peças de decoração, como mantas e almofadas.

A carapinha foi desenvolvida para ser uma substituta mais durável e mais leve para a lã e, por esse motivo, garante um toque suave e agradável. Por ser inteiramente feito de poliéster, o tecido não encolhe e não desbota após a lavagem, e também pode ser lavado na máquina, sem que seja danificado.

Está claro agora? Se você deseja criar projetos que necessitem de tecidos felpudos e macios, já sabe quais escolhas deve fazer. A carapinha e a pelúcia garantem produtos duráveis, bonitos e de qualidade, com uma vasta opção de cores e texturas. Basta dar asas à imaginação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *