Escolher a fantasia de carnaval é uma grande decisão. São cinco dias de festas nas ruas do país e fica difícil decidir o que usar em meio a tantas opções. Por esse motivo, opções fáceis e baratas são a melhor alternativa para não afetar tanto o bolso.
No post da semana passada, abordamos como a saia de tule é um elemento enriquecedor para as fantasias femininas de carnaval, por ser facilmente confeccionável e – principalmente – barata. No post desta semana criamos um passo a passo para você que deseja criar a sua própria saia mas ainda não sabe como iniciar o processo.
Mas pode ficar tranquilo, o trabalho é simples e vale a pena. Pode confiar!
Materiais necessários:
- Dois metros de tule (cor opcional);
- Dois metros de tule de outra cor;
- Elástico;
- Pistola de cola quente ou cola para tecidos;
- Régua;
- Tesoura;
- Alfinete;
- Fita métrica;
- 2 clipes grandes;
- Caneta colorida ou lápis para tecido.
Passo a passo
1 – Antes de começar a confecção, já ligue a pistola de cola quente na tomada. Essa medida garante que a temperatura do objeto já esteja ideal no momento em que será utilizada. Caso opte pelo uso de cola para tecidos, tudo bem! Ambos os materiais poderão ser utilizados nessa fantasia.
2 – Como primeiro passo, uma ambos os pedaços de tule em apenas um. Você pode utilizar o clipe grande para garantir que estejam unidos de forma apropriada.
3 – Agora você deverá cortar o tecido. Mantenha o clipe que une os dois tecidos e faça o corte em ambas as peças para que fiquem de tamanho igual. Com tamanhos iguais de tecido você garantirá um efeito de sobreposição quando a peça estiver pronta.
4 – Agora com os tecidos cortados, você devera realizar uma marcação no centro de ambas as peças. Esse e o início do corte que garantirá o caimento da saia no quadril. Por isso, é importante que as medidas centrais sejam definidas com precisão. Para marcar o centro das peças, você pode utilizar uma caneta, ou os lápis destinados a marcação em tecido.
5 – Realizada a marcação central você deve agora definir marcações que distam 20cm do eixo central. Faça o maior número de marcações que conseguir. Será necessário desenhar um círculo que una todas essas indicações. Dessa forma, quanto mais marcações, mais fácil delinear o círculo.
6 – Com todas as marcações feitas, desenhe agora um círculo as unindo. Esse círculo não precisa estar perfeito, mas tente deixá-lo o mais harmônico possível.
7 – Dobre ambas as peças de tecido ao meio. Após a dobradura, você perceberá que um semicírculo fica em evidência em um dos lados dos panos. Essa medida facilitará o corte dos tecidos.
8 – Corte então os tecidos na marcação indicada e descarte os círculos.
9 – Desdobre os tecidos e perceba que agora você possui uma peça que já possui um formato de saia. Com a peça aberta, corte um dos lados da peça até alcançar o círculo vazado, criando um elemento horizontal.
10 – Agora você deve utilizar o elástico. Corte um elástico que tenha a mesma extensão dos tecidos já cortados previamente. Esse elástico funcionará como o cós de sua fantasia. Após a medição e corte utilize a pistola de cola quente para anexar o tecido ao elástico (apenas um tecido). Essa etapa deve ser realizada com cautela, uma vez que após a secagem da cola, não será possível reparar danos. Vá com calma e cole sem pressa.
11 – A cola quente tem alta temperatura e deve ser manuseada com cuidado. Além disso, o tule é um tecido vazado e a cola pode ultrapassá-lo, o que aumenta a chance de queima da mão. Nesse momento, use a régua para pressionar o tecido contra o elástico. A medida garantirá que o trabalho seja realizado de forma eficaz.
12 – Perceba que o elástico, por sua qualidade maleável, pode acabar se tornando menor do que o tecido. Por esse motivo, cole alguns trechos franzindo o tule, para garantir que não haja sobras de tecido.
13 – Quando todo o tule estiver colado, o processo deverá ser repetido para colar o outro tecido de cor diferente. Dessa vez, passe a cola em cima do tule já posicionado.
14 – Agora que ambos os tecidos foram colados, aguarde até que a cole esteja completamente seca. O tempo de espera varia entre 10 e 20 minutos. Após secas, prenda as extremidades dos elásticos com o alfinete, que funcionará como principal elemento de sustentação da fantasia no corpo.
15 – Pronto! A sua saia está pronta! Caso fiquem sobrando algumas pontas em sua confecção peça que alguém as corte enquanto você usa a saia, para que sejam mais visíveis!