DIY – Quer aprender a fazer uma bolsa de plástico?

Para facilitar a sua ida ao supermercado, nada melhor do que uma sacola resistente, certo? Ou quem sabe uma sacola de praia para carregar seus pertences durante uma viagem? É importante ficar em casa durando o período de isolamento social, mas já podemos nos planejar para o futuro.  

O texto de hoje do Blog da Le Bianco é um passo a passo de como criar uma sacola utilizando poucos itens – e o melhor, baratos! Você pode aproveitar o tempo livre que tem durante a quarentena e estimular a sua criatividade, utilizando itens fáceis de serem adquiridos e já pensar em como a bolsa pode ser utilizada no futuro. Confira! 

O que você vai precisar: 

  • 1 Retalho de Plástico Cristal nas dimensões 68 cm x 33 cm 
  • 2 Retalhos de Plástico Cristal nas dimensões 27 cm x 13 cm 
  • Base de Corte 
  • Régua de Patchwork 
  • Cortador Circular 
  • Tesoura para Teciso ou Tesoura Multiuso 
  • Tesoura para arremate 
  • Viés largo 
  • Alça com medida A30 

Modo de Fazer 

1 – O primeiro passo deste passo a passo será colocar o viés em duas das fatias de plástico cristal. Para isso, separe os retalhos de dimensões 27cm x 13 cm e já desdobre o viés. O viés a ser utilizado é o de tamanho A30, que tem uma espessura um pouco maior e por isso pode ser desdobrado. Realizado o processo, posicione o viés   na dimensão de 13 cm, de forma que possa ser costurado na frente e no avesso do plástico, cobrindo apenas uma das extremidades. Caso você necessite de usar alfinetes nesta etapa, não há um problema: o viés cobrirá qualquer deformidade causada. Assim, costure primeiro de um lado e depois do outro, utilizando a máquina. 

2 – O processo de costura das extremidades pode ser dificultado, uma vez que o plástico não tem deslizamento fácil e pode “agarrar” na máquina. Dessa forma, é importante utilizar um calcador que auxilie na passagem do material. O calcador pé de rolo é uma boa opção neste momento, uma vez que tem um rolo acoplado, facilitando o deslizamento. Após realizar o processo para um retalho, repita o procedimento com a outra fatia.  

3 – Realize o mesmo procedimento com a fatia de dimensões 68cm x 33cm. Este retalho, no entanto, deverá ter as duas extremidades preenchidas com o viés. 

4 – Após costurar o viés no retalho maior, dobre-o exatamente ao meio. Nas extremidades, marque uma medida de 12 centímetros partindo de cada ponta do plástico. Marque a medida com um alfinete. Nestes locais serão inseridas as alças da bolsa, então utilize uma régua de patchwork ou a própria base de corte e garanta que as medidas estejam precisas. Faça primeiro em uma extremidade e depois marque a outra.  

5 – A alça vai percorrer toda a extensão da bolsa, então garanta que você tenha alça de um tamanho suficiente para realizar este processo. Sugerimos que você compre o rolo, garantindo que não falte material. As alças, assim como o viés, estão disponíveis em várias cores e você pode comprar a que quiser. A partir da medida de 12cm, contorne toda a extensão do plástico (na dimensão de 68cm) e vá estabilizando o material com alfinetes.  

6 – Será necessário também deixar uma extensão vazada da alça, garantindo a facilidade para carregar a bolsa. O tamanho padrão para esta alça é de 40cm. Após a medição, passe a costura na máquina. Assim, costure toda a extensão das alças, do lado esquerdo e do lado direito para garantir maior estabilidade. Na parte em que a alça sai do plástico cristal, faça também uma costura na horizontal, prendendo ainda mais o plástico.  Os alfinetes deverão ser retirados à medida que a costura evolui. Arremate também os fios que ficaram sobrando com uma tesoura para corte de linhas. 

7 – Em seguida, será necessário incorporar as laterais à bolsa. Para quem não tem muita habilidade com a máquina de costura, é preferível costurar primeiramente os plásticos menores à fatia maior e depois costurar o viés por cima. Caso você já seja mais desenvolto com a máquina, você já pode costurar os retalhos com a cobertura do viés. Para unir ao plástico um ao outro, passe a costura na máquina. 

8 – Neste momento, não economize no uso de alfinetes. Eles vão garantir a estabilidade da peça. Nas pontas, garanta um acabamento bonito dobrando o viés para dentro. Este detalhe faz toda a diferença.  

9 – Pronto! A sua bolsa está pronta! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *