DIY – Construindo uma barraca de tecido para os seus filhos

Se seu filho gosta de construir tendas ou se enroscar com um bom livro, uma barraca pode ser exatamente o que ele precisa! Com este projeto, eles podem relaxar em seu próprio espaço, brincar e deixar sua imaginação correr solta.  

No entanto, barracas prontas acabam tendo custo alto. Dessa forma, por que não economizar e ainda criar um projeto interessante em sua própria casa? O projeto que vamos apresentar nçao exige muito esforço e é desmontável, o que facilita o seu transporte e armazenamento. 

Ficou curioso? Então não perca tempo e comece e faça a sua tenda agora mesmo! 

Materiais para a armação 

  • 5 cabos de madeira (com 1,80m cada) 
  • 1 metro de corda ou cordão 
  • Broca 
  • Lixa (opcional) 

Materiais para barraca 

  • 3m de tecido tricoline 
  • 4m de fita de viés 
  • 3m de acabamento (opcional) 
  • Giz ou lápis para tecido 
  • Pinos 
  • Fita métrica 
  • Máquina de costura 
  • Tesoura de tecido 
  • Botões (opcional) 

Modo de Fazer 

Etapa 1: Faça furos nos cabos de madeira 

Você pode realizar os furos a uma medida de 25cm do topo dos cabos. Para este procedimento, é desejável que a broca utilizada seja levemente maior do que a espessura da corda ou cordão que você adquiriu. Como estes furos servirão para a passagem do cordão, que vão dar sustentação à barraca, é importante que eles sejam levemente maiores do que a espessura do cordão, para que esse passe com facilidade.  

Etapa 2: Passe o cordão pelos furos  

Passe então a corda escolhida dentro dos furos. Sugerimos que os cabos sejam distribuídos horizontalmente no chão antes da passagem dos fios, para facilitar o processo. Após realizada esta tarefa, dê um nó apertado na corda para prender o conjunto, garantindo estabilidade. Após este passo, levante os cabos e os organize em forma de tenda. Em seguida, enrole o restante de corda em torno dos cabos.  

Etapa 3: Meça o padrão para os tecidos 

Neste momento é necessário medir as principais dimensões a serem recobertas pelo tecido tricoline. Este tecido possui textura bastante leve, ao mesmo tempo que apresenta uma ótima resistência. Além disso, chama bastante atenção pela variedade de cores e estampas em que pode ser encontrado, sendo uma ótima opção para este tipo de projeto.  

  • Medição da altura – comprimento da parte inferior do cabo até o topo da barraca.  
  • Medição da largura do topo – Distância entre os cabos onde o topo da cobertura da tenda ficará. 
  • Medição da largura do fundo – Distância entre os cabos no ponto mais largo perto do chão. 

Etapa 4: Crie seu padrão e corte as peças de tecido 

O número de painéis de tecido depende do número de cabos de madeira que você utilizar. Neste caso, como utilizamos cinco cabos, utilizaremos cinco peças.  

Adicione uma “gordura” às suas medições para garantir que os painéis de tecido tricoline sejam do tamanho suficiente para a costura. Você pode aumentar em torno de 5cm para a altura e 10cm na largura.  

Etapa 5: Costure os painéis do lado direito 

Você deve usar uma costura de 2,5cm. Depois de concluídos, os painéis devem formar uma espécie de círculo. Em nosso exemplo, alternamos o tipo de tecido para cada camada, mas essa opção não é uma necessidade. Faço do jeito que preferir.  

Etapa 6: Faça a bainha da parte superior e inferior 

Usando uma costura de 2,5cm, faça a bainha superior e inferior da cobertura da sua tenda.  

Etapa 7: Costure as fendas para a passagem dos cabos 

Aqui será necessário costurar uma espécie de “túnel” para que sejam passados os cabos utilizados para a sustentação da barraca. Muitos cabos tem em torno de 2cm de diâmetros, então é necessário dobrar esta medida e deixar uma sobra de 1,5cm para garantir o deslizamento fácil do material. Você deve costurar cinco fendas em cada uma das costuras. Mas nunca se esqueça de adicionar espaço extra para que a cobertura da tenda entre e saia facilmente.  

Etapa 8: Decore a porta 

Faça um corte em apenas um dos painéis para criar a porta da barraca. Nesta imagem o corte tem em torno de 90cm. Finalize então as bordas de cada lado da porta com a fita de viés. Também colocamos presilhas na porta e adicionamos botões nos lados esquerdo e direito da tenda para puxar as abas da porta para trás. 

Etapa 9: Monte sua tenda! 

Vire o tecido do avesso e os passe pelos cabos, colocando toda a estrutura de pé. Em seguida, distancie os cabos, criando a barraca.  

Agora que sua tenda está montada, garanta que ela também esteja aconchegante. Adicione cobertores, travesseiros, brinquedos e livros. Caso você pretenda deixa-la sempre montada, tente iniciar a tradição de escolher um livro para ler junto com as crianças todos os dias. Agora você tem um novo entretenimento em casa que foi fácil de fazer e que todos podem curtir! Bom divertimento! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *