Qual o melhor tecido para o carnaval

Qual o melhor tecido para o carnaval?

Na hora de confeccionar uma fantasia, é importante escolher o tecido certo. Ele determina o estilo geral e a beleza do seu traje para o carnaval, além de ser uma escolha fundamental para a funcionalidade de sua roupa. Afinal de contas, você não quer ir para o carnaval com o um tecido quente demais, ou com algo pesado, que dificulte a sua locomoção.

Dessa forma, a opção pelo tecido deve ser feita com atenção. Escolher um tema para a sua fantasia pode ser um trabalho fácil, mas entender qual será o melhor tecido para essa finalidade é um trabalho a mais. Roupas não dependem apenas do estilo e do corte. Os tecidos são importantes para garantir conforto, ajuste, flexibilidade e correspondência.

Por esse motivo, preparamos um artigo com alguns dos melhores tecidos disponíveis e mais utilizados na preparação de fantasias para o carnaval. Confira!

Lamê

O lamê é um tecido metálico brilhante, geralmente usado para roupas e acessórios. E é claro que o seu brilho característico faz muito sucesso na confecção de fantasias para o carnaval. Geralmente disponível em tons dourados e prateados, ele pode ser encontrado em basicamente todas as outras cores e, por ser produzido com fibras sintéticas leves, seu manuseio é bastante facilitado.

Uma boa dica: como o lamê apresenta brilho forte, uma boa ideia é contrastá-lo com cores escuras e/ou neutras, como o preto e o branco.

Tule

O tule é um tecido leve e delicado, feito de rayon, nylon, seda e, às vezes, algodão, que é utilizado principalmente para dar volume a uma confecção. E ainda que seja leve, ele é um tecido forte, difícil de ser danificado. E ainda que ele seja conhecido principalmente por sua utilização em tutus, sua aplicação é muito mais ampla. Ele pode ser utilizado para dar volume significativo a um vestido, por exemplo, fornecendo um forte suporte com um peso relativamente pequeno. Logo, se você quer fazer bonito no carnaval, sem ter que carregar aquela fantasia pesada, o tule é uma excelente opção.

Pode arriscar! Há uma variedade bastante ampla de tules pelo mercado, disponíveis em todas as cores.

Feltro

O feltro é um dos melhores tecidos disponíveis no mercado. Além de ser utilizado para inúmeras finalidades, que vão desde operações industriais à proteção de móveis em sua casa, ele também pode ser usado para a costura. E para o carnaval, sua utilização é ampla, principalmente na produção de acessórios![3] [4] 

Esse tecido tem uma vantagem em sua fabricação: suas propriedades s[5] [6] ão controladas, criando materiais diferentes. Por esse motivo, suas características variam,[7] [8]  sendo possível encontrar tecidos de preenchimento macio e flexível, mas também um material rígido e denso. Dessa forma, utilizá-lo como matéria prima para a confecção de fantasias é uma excelente escolha, porque, dependendo da finalidade, é possível atingir resultados certeiros. Se você utilizar o feltro para uma peça de vestuário, por exemplo, é preferível utilizar as versões mais macias. Para acessórios, no entanto, é muito melhor escolher um feltro mais resistente, que resista à farra do carnaval.

Organza

Você sabe o que é organza? Esse é um tecido fino e liso, tradicionalmente feito de seda. Muitas[9] [10]  organzas modernas são fabricadas com fibras de filamentos sintéticos, como o poliéster e o nylon. Essas fibras, por si só, aumentam significativamente a durabilidade de um tecido, tornando a organza[11] [12]  uma ótima escolha para trajes resistentes – como as fantasias de carnaval. Esse material apresenta ainda uma grande capacidade de segurar bordados e miçangas, o que o torna uma boa alternativa para a confecção de fantasias, que resistirão a impactos mais fortes.

TNT

O nome TNT é uma sigla para “Tecido Não Tecido”. Isso quer dizer que a produção do TNT não necessita de um tear – o material é criado através da união de fibras de polipropileno, gerada pelo calor. E por apresentar esse tipo de produção, o preço do TNT é baixo, o que o torna uma excelente opção para a confecção de fantasias.

Além dessa característica, o TNT também apresenta leveza, criando um contato suave com a pele, sem irritações. Assim, ele pode ser utilizado para a produção de camisas, saias, calças e vários tipos de acessórios. E pra completar, ele ajuda na transpiração, não retendo o calor do corpo. Essa é uma das melhores opções para a criação de belas fantasias.

Bom, esses são alguns dos principais tecidos que você pode utilizar para produzir a sua fantasia para este carnaval. Vale lembrar que a sua escolha não deve ignorar alguns aspectos importantes. O conforto sempre deve ser levado em conta, principalmente quando pensamos no calor do verão brasileiro. As cores também devem ser escolhidas a dedo, o que não será uma dificuldade, visto que a maioria dos tecidos tem um vasto leque de opções. O preço também não pode ser esquecido: lembre-se de escolher um material que esteja adequado ao seu orçamento.

Com tantas opções fica difícil fazer feio no carnaval! Aproveite bem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *