Trabalhar com artesanato: ilusão ou realidade?

Na maioria das vezes, trabalhar com artesanato é levado como um complemento da renda, senão apenas como um hobby. Isso porque é um trabalho independente e incerto para quem está começando. Mas trabalhar com artesanato pode deixar de ser ilusão e se tornar realidade na sua vida!

É só se livrar de hábitos ou inseguranças que impedem o seu crescimento na área, e trabalhar com paciência para que você cresça e ganhe espaço no mercado. Continue lendo este texto e confira algumas dicas do que fazer ou evitar para que seu objetivo se torne realidade.

Dicas de como trabalhar com artesanato

Se você entrou nesse mundo do artesanato e quer saber mais como pode viver desta renda, anote as dicas a seguir! Te ajudarão a planejar e a tomar as suas primeiras decisões.

Assuma a sua escolha e se responsabilize por ela

Não é fácil deixar de lado um emprego com salário fixo e benefícios e se aventurar no mundo do artesanato sem saber qual será o seu lucro, por exemplo. É preciso ter o mínimo de planejamento para conseguir se sustentar e ver o seu negócio crescer com o tempo.

Porém se você decidiu trabalhar com artesanato, você deve agarrar essa escolha e os motivos que te fizeram optar por ela. Seja pela independência financeira, pelo amor por artesanato ou qualquer outra razão. Trabalhar com artesanato: Ilusão ou realidade?

Ouça o que os outros têm a dizer, mas se tiverem críticas ou opiniões diferentes que a sua, não se afete. Defenda o que você escolheu e não queira apenas agradar os outros.

Escolha o seu produto e nicho principal

Qual será o produto principal que você irá produzir? Responder essa questão ajudará a planejar os investimentos financeiros necessários para essa produção, escolha do valor, lugares para divulgação e também o público que você irá buscar.

É importante entender qual será o seu público principal e como o seu produto fará a diferença na vida de cada uma das pessoas. Assim poderá desenvolver cada vez mais.

Esteja presente nas redes sociais

Atualmente este é um dos pontos mais importantes! Ótimo se você conseguir vender pessoalmente para as pessoas que conhece ou até mesmo em marketplace.

Mas ter o seu próprio espaço nas redes sociais irá facilitar a comunicação com o seu público, a encontrar novos clientes e a engajar as pessoas que já compraram alguma vez.

Mostre o seu trabalho! Mesmo que não entenda muito sobre as redes sociais, comece e se aprimore com materiais online sempre que for possível.

Uma influenciadora parceira da Le Bianco, contou para nós um pouco mais sobre a experiência com artesanato. Amanda Lousada é administradora, artesã e professora de Costura Criativa. Acompanhe o relato dela a seguir:

“Trabalhar com artesanato para mim hoje é a minha realidade. Não foi fácil abandonar uma carreira, sou formada em Administração e trabalhei por 5 anos em uma empresa na área de Gestão de pessoas. Era bem remunerada, mas algo faltava em mim. Foi então que me planejei e decidi viver da minha arte. Não é fácil, nunca será, mas com planejamento, determinação e foco conseguimos alcançar nossos objetivos. Hoje vivo e sustento minha família somente do artesanato. Precisei provar para muitos que era capaz e hoje tenho muito orgulho da minha jornada que só está começando!”

Nada como as palavras de quem atua na área e conseguiu transformar a vida com artesanato. Que esse relato possa motivar você também! Amanda está presente nas principais redes sociais: Instagram, Facebook e Youtube, além de administrar sua loja virtual www.amandalousada.com.br

O que não fazer para viver de artesanato

Seguir as dicas anteriores te ajudará muito a trabalhar com artesanato, mas é importante saber o que evitar se o seu objetivo é se desenvolver nesta área. Então se você quer trabalhar com artesanato, não:

● Arrume desculpas para não começar;
● Desista na primeira dificuldade;
● Tenha preguiça de aprimorar seus conhecimentos;
● Ache que tudo dará certo do dia para a noite;
● Deixe o medo te paralisar.

Trabalhar em casa com artesanato é possível?

Sim! Todas as dicas abordadas neste texto servem para começar a trabalhar com artesanato em casa também. Você pode começar a trabalhar em um espaço ou quartinho, com os materiais que já possui e ir aprimorando para se tornar o seu ateliê.

Além disso, é importante conversar com seus familiares sempre para avisar que os momentos que você estiver trabalhando precisa de silêncio e compreensão. Para que não haja incômodo durante seu trabalho.

O que você achou das dicas deste texto? Comente aqui embaixo e compartilhe com seus amigos que desejam começar a trabalhar com artesanato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *