5 dicas de como vender artesanato

Na vida da maioria dos artesãos o artesanato surge como hobby, forma de passar o tempo, decorar a casa e até mesmo dar de presente para as pessoas que gostam.

Mas essa pode ser uma fonte de renda para grande parte dos artesãos, que podem unir a habilidade própria ao desejo de outras pessoas adquirirem as peças únicas.

Se você tem interesse em saber como vender artesanato esse texto é para você! Organizamos aqui as principais dicas para tornar suas lindas peças em novos produtos do mercado!

Dicas para vender artesanato

Não existe um passo a passo infalível para vender artesanato, assim como não há para outros tipos de venda. Mas se você seguir as dicas abaixo, suas chances de vender suas peças aumentam ainda mais:

Defina o seu nicho  

Definir qual será a sua área específica é essencial para atingir o público certo e alcançar cada vez mais pessoas que buscam por isso. Além de que isso pode ajudar com que você seja autoridade no assunto.

Seu nicho pode ser maternidade e bebês, reciclados, casamentos, personalizados e mais uma infinidade de possibilidades!

Invista em divulgação pela Internet

Entender como vender artesanato pela internet é um grande passo para conseguir vários clientes. Isso porque o espaço virtual tem ganhado cada vez mais visibilidade nos últimos anos.

Você pode começar as suas vendas em sites de compra e venda online no início, para facilitar que os clientes encontrem as suas peças. Mas é essencial criar um perfil nas redes sociais.

Ter a sua própria página facilitará que as pessoas conheçam os seus produtos, a sua forma de trabalhar, o seu estilo e tudo mais que quiser compartilhar em relação a isso.  Além de aumentar as chances dos clientes não comprarem apenas uma vez e sim várias.

Aumente as possibilidades de pagamento

No início pode ser que você prefira o pagamento à vista por boleto, mas é importante oferecer formas de pagamento que possam ser parceladas, por exemplo. Além de aproveitar as novidades como o Pix, que facilita a transferência do valor.

Seja autoridade no assunto

As redes sociais auxiliam muito nisso! Com o tempo você pode criar cursos, ebooks ou até mesmo os famosos IGTVs para compartilhar o seu conhecimento. Os seguidores poderão ter você como exemplo e confiarão no seu trabalho.

Tenha um bom relacionamento com os clientes

Ter um bom relacionamento até mesmo no pós-venda é uma boa forma de fazer com que os clientes que compraram apenas uma vez, comprem mais vezes e ainda recomendem do seu trabalho para os conhecidos!

Então explore canais de comunicação com os seus clientes, pergunte se gostaram dos produtos, esteja aberto a sugestões e compartilhe sempre as novidades.

Ideias de artesanato para vender  

Existem muitas possibilidades de produtos para produzir e vender em artesanato, até porque você pode criar algo novo ou que pouco existe no mercado. Mas aqui vão algumas ideias de peças artesanais que você pode começar a vender:

  • Bonecos de feltro
  • Encadernação
  • Bordados 
  • Caixas de MDF decoradas
  • Luminárias decoradas
  • Patchwork
  • Personalizados
  • Pintura em tecido
  • Acessórios femininos
  • Amigurumi

Gostou das dicas para começar a vender artesanato? Comente aqui embaixo e compartilhe com seus amigos que adoram criar também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *