Alfinetes: quais as suas diferenças?

Alfinetes, provavelmente, são os menores instrumentos utilizados em um processo de costura. No entanto, assumem grandes tarefas durante a confecção. Manter a estabilidade da peça, encaixar tecidos ao produto, além de prender decorações, são apenas algumas de suas finalidades.

Sabendo disso, é importante entender também que existem muitos tipos de alfinetes disponíveis no mercado hoje em dia. E embora a maioria deles seja semelhante, algumas diferenças tornam a sua escolha uma tarefa delicada e fundamental. Acompanhe o artigo que preparamos e entenda mais sobre a importância deste item em seu processo criativo!

Para que servem?

Os alfinetes com cabeça são utilizados, principalmente, para manter diferentes tecidos unidos como uma só peça durante o processo de costura. Eles mantêm os tecidos unidos e estáveis, permitindo que novas partes sejam anexadas ao todo. Além disso, é importante prezar pela escolha de artigos de boa qualidade, pois os alfinetes de má qualidade podem oxidar, danificando a peça, entortando e puxando fios do tecido.

Em geral, os alfinetes têm vários comprimentos e espessuras, e suas cabeças podem ser produzidas com diferentes materiais, o que acaba dando finalidades específicas para cada um deles. Assim, no momento da compra desse item, é importante dar a devida atenção aos seguintes aspectos:

  • Cabeça – provavelmente a parte mais importante a ser considerada na compra de um alfinete é a menor delas: a sua cabeça. Os materiais mais populares incluem vidro, plástico ou metal. É importante certificar-se que a cabeça apresente o material correto para cada operação.
  • Metal – o metal presente ao longo do alfinete pode variar. A maioria é feita de aço, mas, ocasionalmente, podem ser de cobre ou latão.
  • Espessura – os pinos variam em espessura para se adequar a diferentes tecidos. Como regra geral, use alfinetes menos espessos para tecidos finos e alfinetes grossos para tecidos volumosos.

Quais são os materiais disponíveis?

  • Cabeça de vidro

Estes são um dos alfinetes mais utilizados entre costureiros e os melhores para ter em seu estojo. Fabricados em aço niquelado, são fortes, mas não excessivamente flexíveis, o que propicia a resistência necessária para uma junção firme entre tecidos.

A cabeça da esfera de vidro é fácil de segurar e não derrete ao ser tocada por um ferro quente, por exemplo. Isso os torna ideais para segurar peças como bainhas dobradas à medida que você pressiona o ferro antes de colocá-las na máquina de costura.

O eixo de metal extra fino de 0,5mm ainda garante que furos muito pequenos sejam feitos no tecido, não afetando o resultado. Além disso, as cabeças estão disponíveis em diferentes cores, facilitando a operação e visibilidade de todo o processo.

Existem alfinetes de vidro no mercado em diversas cores, portanto, divirta-se! E lembre-se de que os pinos finos são melhores para tecidos leves, enquanto os grossos são melhores para materiais mais espessos.

  • Cabeças de Plástico

Ao trabalhar com tecidos mais espessos, como acolchoados, é aconselhável a utilização de alfinetes fortes e longos, que possam atingir todas as camadas da confecção. Aqueles que possuem cabeças de cores vivas (geralmente amarelas ou multicoloridas) facilitam a localização, onde quer que estejam em seu projeto.

Tradicionalmente, os alfinetes utilizados em acolchoados têm cabeças esféricas de plástico. Ainda que não sejam resistentes à altas temperaturas, como aqueles com cabeça de vidro, eles não representam um problema real, visto que a utilização de ferro em acolchoados só se dará antes e depois da utilização dos alfinetes. E como as colchas geralmente são feitas com um algodão resistente, seu tecido vai suportar pinos de todas as espessuras.

  • Cabeças Sortidas

Se você estiver fazendo projetos que utilizam o feltro, por exemplo, convém utilizar alfinetes com cabeças sortidas. Geralmente, eles apresentam pontas plásticas multicoloridas, com formatos variados, como flores, animais, entre outros, que oferecem um manejo mais fácil ao usuário, garantindo velocidade ao projeto.

Estes pinos não precisam apresentar alta qualidade, por terem a função principal de chamar a atenção, o que acaba gerando um preço baixo. E por serem mais finos e longos, não precisam ser retirados da peça quando a costura está sendo executada.

Sua única desvantagem é a baixa resistência ao calor. Assim, não podem ser usados ​​para segurar peças que precisam do ferro de passar roupas.

Se você deseja um acabamento profissional e um bom suporte para o seu projeto, você vai precisar do alfinete certo em mãos. E agora que você tem todas essas informações úteis, o processo ficou bem mais fácil.

O artesão consciente tem um olhar clínico, mesmo se tratando de algo simples como os alfinetes. Sendo assim, escolha a melhor opção, retire os enferrujados e dobras e os guarde de forma apropriada. Já sabe de qual você precisa? Até o próximo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *