Dicas afiadas para seus projetos artesanais

Você já reparou como a confecção de roupas ficou mais simples após a invenção da máquina de costura? Pois é, e a invenção do cortador circular trouxe um avanço muito semelhante para o artesanato.

Em resumo: o cortador circular, criado na década de 80, foi um divisor de águas que deu novas possibilidades para a criação de projetos de costura e patchwork – além de torná-la muito mais rápida e eficiente.

Leia o artigo que preparamos e entenda mais sobre a ferramenta!

O que são cortadores circulares?

Um cortador circular é uma ferramenta de corte de tecido e artesanato com uma lâmina redonda muito afiada inserida em um dispositivo de manivela, oferecendo mais velocidade e eficiência para o corte.

O tamanho das lâminas pode variar entre 18 mm, 28 mm, 45 mm e 60 mm. No entanto, as dimensões mais utilizadas no mercado são as duas últimas.

A lâmina de 45 mm funciona perfeitamente para a maioria das necessidades artesanais, sendo a escolha perfeita para trabalhos de pequeno e médio porte.

A lâmina de 60 mm, por sua vez, corta retalhos maiores e permite que um número maior de camadas seja cortado de uma só vez. Esse cortador tende a ser utilizado em projetos que utilizam tecidos mais grossos, como mantas e colchas.

Além disso, os cortadores apresentam um sistema de segurança para que a lâmina não fique exposta após o uso. Algumas delas apresentam um sistema de proteção para que não haja contato direto com a lâmina no momento da troca, protegendo o usuário de possíveis cortes.

Itens complementares

Um cortador rotativo torna o corte de retalhos muito mais rápido, fácil e preciso. Após a utilização dessa ferramenta, é bem provável que você nunca mais queira abandoná-la. Com sua lâmina afiada, o item corta várias camadas de tecido ao mesmo tempo e garante que todas estejam do mesmo tamanho, e, diferentemente da tesoura, não é necessário comprar uma versão especial para destros ou canhotos.

Essa é, possivelmente, a melhor opção para a realização de cortes. No entanto, seu trabalho precisa ser complementado com a utilização de outras ferramentas. Assim, ao manejar o cortador, saiba que também será necessária a aquisição dos seguintes itens:

  • Base de corte: sua função principal é a medição e corte preciso de materiais. Além disso, protege a superfície de trabalho e do cortador, aumentando a sua vida útil;
  • Réguas especiais: oferecem estabilidade e precisão durante o corte.

Como utilizar o cortador circular?

Depois de entender as vantagens de usar o cortador circular e detectar qual lâmina será a mais apropriada para cada caso é importante entender como a ferramenta deve ser manuseada.

Dessa forma, entenda algumas práticas que podem facilitar o seu trabalho:

  • Mantenha o braço reto. Segure a alça e mantenha seu pulso, mão e braço em uma linha reta. Isso lhe dará o melhor controle e pressão para a operação do cortador;
  • Decida a melhor opção. Tente posições diferentes até que você entenda qual será a mais confortável para você. É importante que suas mãos não estejam cansadas durante a operação;
  • Cuidado para não se cortar. Você deve sempre manter as mãos a uma distância segura da lâmina e nunca puxar o instrumento em sua própria direção;
  • Fique em pé. Em geral, a operação acontece de forma melhor se o usuário estiver em pé, o que gera uma pressão melhor para o corte;
  • Use réguas. Além de garantir melhores medidas, o uso de regras funciona como um guia e um estabilizador, garantindo segurança;
  • Mantenha a pressão. Pressione firmemente o tecido e a placa de corte;
  • Cuidado com o tecido. Alinhe o pano utilizado com cuidado. Todo cuidado é pouco ao usar uma lâmina;
  • Leia as instruções de uso. Esteja atento a todas as dicas de segurança oferecidas pelo fabricante.

Agora que você sabe como utilizar um cortador circular e quais deles operam melhor para cada situação, não deixe de adquirir o seu. Dessa forma, você assegura a eficiência de seus projetos, gerando resultados cada vez melhores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *