Marcando tecidos: você já conhece a espátula frisadora?

Se você costura, ocasionalmente já precisou realizar marcas temporárias no tecido para observar a colocação de elementos de design, como fechos, bolsos, apliques ou linhas de costura.

Às vezes, um alfinete ou um pequeno recorte na margem da costura é suficiente, mas em outros casos você precisa de algo mais preciso que não danifique o tecido permanentemente.

Sendo assim, a melhor opção é a espátula frisadora. Precisa, rápida e econômica, essa é a ferramenta para os seus projetos com tecidos. Confira:

O que é uma espátula frisadora?

Uma espátula frisadora é um artefato produzido com plástico resistente e que apresenta uma borda arredondada. Ela é utilizada principalmente para a marcação de tecidos durante a confecção de uma peça.

Ao passar a borda arredondada da espátula ao longo do tecido (incluindo panos mais espessos, como os utilizados para a produção de mantas e colchas), você pode criar um vinco delicado, que promove uma marcação visível o suficiente para a realização de cortes, sem que o pano seja danificado. Vale ainda dizer que a aderência da espátula é ideal, impedindo que escorregões indesejáveis aconteçam.

Outra função da espátula frisadora é empurrar cantos do tecido, uma vez que uma das espátulas possui uma ponta extra fina, que auxiliar no traçado de detalhes. A ponta fina é também ideal para abrir costuras e para transferir riscos, sendo uma excelente opção.

Com a função principal de criar marcações, você pode pensar: não seria possível substituir a espátula com outro objeto que já possuo em casa? Bem, ainda que ela pareça substituível, existem algumas características que a tornam uma aquisição ideal.

#1: Sem tintas ou corantes

Como dito antes, a espátula frisadora não danifica o material utilizado – ela apenas cria vincos que ajudam na marcação. Isso significa que não existem chances do material ser danificado com a marca, como acontece com lápis, caneta e giz.

Não existem regras para marcar neste momento. É só utilizar a espátula, sem medo de estragar o tecido!

#2: Feita para durar

A espátula é um aparato que não precisa de tinta ou de água e nunca perderá a sua capacidade de marcação. Dessa forma, mesmo com o passar do tempo, ela sempre estará pronta para ser utilizada.

A verdade é que você só precisa substitui-la se ela sofrer um impacto maior, que cause rachaduras ou quebras. No entanto, como o plástico utilizado para a sua produção é extremamente resistente, é muito difícil causar um estrago que possa impedir o seu uso.

#3: Todos estão envolvidos

Não importa se você é canhoto ou destro, a espátula frisadora vai atender a sua necessidade. Ela não apresenta dificuldades de manejo, podendo ser usada por ambas as mãos, e em várias posições, sem sacrificar o conforto.

# 4: Linhas retas e curvas

Você pode fazer marcações com réguas, ou desenhos a mão livre, mas a espátula oferece a possibilidade de marcações curvas e retas em apenas uma ferramenta. Seu formato garante que até mesmo desenhos mais complexos possam ser feitos, garantindo precisão ao projeto.

# 5: Marcações eficientes

Mesmo que você utilize a espátula em um tecido de grandes dimensões, as marcações feitas ficam no material por um bom tempo. Isso significa que sua operação também é adequada para projetos maiores.

A ferramenta vinca o tecido, sem enrugá-lo e, se a pressão adequada for utilizada na hora da confecção, as marcações permanecerão visíveis até que você lave a peça.

Use uma ferramenta de marcação diferente. A espátula frisadora é ideal para marcar tecidos de forma rápida e com a segurança de que o projeto não será danificado. Essa, definitivamente, é uma excelente ferramenta para estar em sua caixa de costura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *