Artesanato para as crianças durante a quarentena

Frente à expansão do coronavírus no país e no mundo, o isolamento social se tornou a principal ferramenta para garantir a segurança da população. Com isso, milhões de crianças foram impedidas de frequentarem escolas, bem como os pais tiveram de adotar o home office como ambiente de trabalho. O fechamento generalizado das escolas deu então aos pais um novo desafio: definir novas maneiras de realizar a transição suave das crianças para a vida doméstica.

Mas a solução mais simples é mais fácil do que você esperava: basta criar uma rotina. As crianças estão acostumadas a seguir um cronograma, portanto, fazer um plano para o dia vai auxiliar a criar uma ambiente mais tranquilo em casa. O objetivo é manter as crianças ocupadas e aprendendo, permitindo que você realize outras tarefas também.

Veja então como definir uma rotina de atividades para as suas crianças e quais são as melhores opções!

Comece com a rotina escolar

Use a escola como estrutura e honre a rotina do seu filho:

  • Quando eles estão acostumados a tomar café da manhã? E a que horas é o almoço?
  • Quando é o recreio?

Divida o dia em pequenos pedaços, como a escola faz com as matérias.

Dedique tempo para brincadeiras

Depois de mapear os horários para tarefas como alimentação e tarefas escolares, você está pronto para preencher o resto do dia. E não se esqueça de priorizar também a diversão: quando uma criança está imaginando, criando, construindo ou inventando, também está aprendendo.

Em sua programação diária, defina blocos de 15 ou 30 minutos, por exemplo, dedicados à brincadeira. Algumas dicas para um tempo de reprodução eficaz:

  • Separar e eliminar os brinquedos não utilizados e quebrados
  • Priorizar brinquedos não-eletrônicos. Pense em brinquedos de sua infância – blocos, carros, bonecas, etc.
  • Limitar o envolvimento de adultos: brincar é o trabalho da criança. Aproveite este tempo para realizar as suas tarefas principais.

Programe atividades internas de estímulo a criatividade

As crianças também ficam empolgadas quando os pais facilitam a diversão. Pense nas atividades como “convites para brincar” e uma ótima maneira de praticar as habilidades da escola. Essas atividades não precisam ser complicadas ou levar horas para serem configuradas e podem ser realizadas com materiais simples.

Aqui estão algumas delas.

Arte da Reciclagem –  Encontre materiais que não tem mais uso em casa e peça aos seus filhos que deem uma nova utilidade a ele. Crianças adoram pintar objetos, por exemplo. Mas mais do que isso, você pode sugerir que eles deem novo revestimento ao objeto, colando tecidos, como o feltro. A decoração pode ser feita com cordões e argolas, basta dar asas à imaginação. A imagem a seguir mostra um bom exemplo: dois rolos de papel higiênico sem utilidade, se tornaram binóculos para melhorar a brincadeira!

Estrada Criativa – Você pode também nivelar uma caixa, ou mesmo usar um pedaço de papelão para criar uma pista para o seu filho. No papelão trace um trajeto, imitando um labirinto. A tarefa será levar um objeto do início até o fim do labirinto. Mas a criatividade vem nesse momento: utilize uma bolinha de pingue pongue como objeto e o seu trajeto deverá ser realizado através do sopro de um canudinho. Essa é uma tarefa que exige concentração e vai tomar um bom tempo da criança. E lembre-se: canudos de papel são sempre a melhor opção para o meio ambiente!

Criação de personagens – Com papel, tesoura e cola é possível dar a vida a diferentes tipos de personagens. Que tal pegar uma caixa antiga e estiliza-la? Usando tesoura sem ponta e cola branca, é possível dar forma a personagens incríveis e estimular a criatividade. A decoração pode ser realizada com diferentes tecidos, como o feltro e o lamê. Se você quiser ir mais longe, pode até adquirir tecidos em pelúcia e carapinha, para dar vida a personagens que se assemelham a animais.

Estilizando materiais – Que tal dar um novo estilo aos materiais escolares do seu filho? Novamente, utilize o feltro, a tesoura e a cola para criar formas criativas que vão deixar o material de seus filhos inconfundíveis. Veja este exemplo com clipes coloridos!

Bem, se você está seguindo as diretrizes de isolamento social – e aconselhamos que esteja –nosso papel é dar boas ideias para estimular as suas ideias e criar um ambiente ideal em sua casa, principalmente com crianças. Acesse o nosso catálogo e entenda melhor todas as nossas opções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *