Como organizar o seu home office

A configuração de um escritório em casa parece ser simples. Uma mesa e um computador são mais do que suficientes para permitir que você trabalhe normalmente, certo? Errado. Com a expansão do coronavírus, foi amplamente intensificada a prática do home office e, sem uma data limite para acabar, é de vital importância entender as dificuldades enfrentadas por um profissional que trabalha remotamente.

Mas não se preocupe! Existem algumas táticas a serem utilizadas, que podem reconectá-lo ao trabalho. Elencamos neste artigo algumas das principais ações que podem ser realizadas para organizar o seu home office. Confira!

1. Coloque seus equipamentos em ordem

O trabalho remoto só é possível com a ajuda da tecnologia. Portanto, leve seu laptop para casa e todos os itens necessários: carregador, mouse, teclado e qualquer outro artigo que possa facilitar o seu trabalho. Se você não tiver um laptop e estiver gastando muito tempo remotamente, pergunte ao supervisor se ele deseja que você leve seu computador de mesa para casa.

Obviamente, você também deve garantir que toda o equipamento opere adequadamente. Você precisa de uma linha segura? Esses aplicativos são acessíveis a partir do seu Wi-Fi doméstico? Você precisa de uma chave de segurança para fazer login? Essas são perguntas que devem ser feitas ao seu supervisor ou departamento de TI e são muito importantes.

Além disso o acesso à Internet deve ser garantido – e robusto o suficiente para permitir videoconferências e troca de arquivos. Muitas reuniões e viagens de trabalho estão sendo canceladas no momento, colocando a videoconferência online como primeira escolha para a continuidade do trabalho. Dessa forma, uma boa conexão é fundamental.

2. Organize sua mesa

Faça seu escritório em casa se adequar à sua personalidade e interesses. Sem os limites de um ambiente corporativo, você pode criar um espaço que o inspire a ser produtivo e criativo. O objetivo é projetar um local em que você espera trabalhar todos os dias, mesmo que o deslocamento apenas tome alguns segundos de sua vida. E nesse sentido, uma mesa definida para ser o “local de trabalho” é uma das primeiras tarefas a serem realizadas.

Além disso, é recomendável fazer uma lista dos suprimentos necessários para o trabalho, bem como todos os arquivos ou registros que você precisa manter. Considere o número de horas por dia que você gastará em um computador – esteja sempre atento ao tempo que gasta para trabalhar, para mais ou para menos.  

Os suprimentos de escritório também são essenciais neste momento. Organizar a mesa e tornar a sua operação mais fácil facilita o trabalho e auxilia na adequação daquele ambiente para um espaço profissional. Assim, adquirir organizadores de mesa e pastas, por exemplo, pode ser uma boa alternativa para criar um ambiente corporativo em sua própria casa. A Le Bianco tem em seu catálogo uma série de itens que podem auxiliar nesta tarefa.

3. Gerencie expectativas

É aconselhável conversar com seu gestor sobre o que realmente pode ser feito em casa. Pergunte a ele quais são as prioridades e discuta como as tarefas serão realizadas. Como as equipes vão acompanhar os projetos nos quais estão trabalhando? Como serão realizadas as discussões? Essa é a primeira vez que profissionais trabalham em ambiente de home office numa escala tão ampla.

Lembre-se: ficar totalmente remoto é uma nova experiência para muitas empresas e seus funcionários. Seja honesto sobre o que não está funcionando ou não pode ser feito nessas circunstâncias. Uma comunicação intensa será mais que necessária.

4. Conheça suas forças e fraquezas

Se você estiver distraído, prepare-se para o trabalho todas as manhãs como se fosse entrar fisicamente no trabalho. Vista-se, arrume o cabelo – todo o ritual que você já realiza normalmente. Esta ação coloca você em uma mentalidade profissional. É difícil fazer uma distinção nítida entre casa e escritório quando você está em casa, mas, na medida do possível, crie um espaço semelhante.

Se você é o tipo de pessoa que nunca faz uma pausa em casa, defina um cronômetro para almoçar e se desligue do trabalho. Tente apreciar os benefícios que acompanham o trabalho remoto: você pode fazer seu próprio almoço, ter mais controle sobre sua agenda e mais tempo com a família. Concentre-se em quaisquer aspectos positivos que puder encontrar.

Um dos grandes desafios de se trabalhar remotamente é manter o trabalho e a vida doméstica separados. Por isso, tente tornar seu espaço de trabalho confortável e com boa iluminação. Entrar no seu espaço de trabalho o ajudará a “ativar” aquele estado mental em que você está realmente pronto para trabalhar. A chave aqui é fazer o que for necessário para tornar a sua casa boa o suficiente para também ser o seu espaço de trabalho.

Conheça o catálogo da Le Bianco e veja a nossa seleção de itens que podem ajuda-lo neste momento. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *