Dicas para organizar a sua casa durante o isolamento

À medida que mais pessoas praticam o distanciamento social, o período de tempo gasto em casa se torna cada vez maior. E embora não haja problema em mergulhar em um bom livro, assistir a um filme, ou experimentar um tour virtual em um museu, a quarentena também pode ser uma oportunidade para que você organize a sua casa da forma que sempre quis, mas nunca teve tempo.  

Entenda esse período como a chance que faltava para limpar armários, despensas e outros espaços desordenados. A Le Bianco reuniu algumas dicas que podem ajudar você a melhorar a distribuição de itens em sua casa, com métodos eficazes, utilizando elementos simples e cotidianos. Confira! 

Comece organizando a cozinha 

A tarefa pode parecer obsoleta, mas é muito importante dar relevância à limpeza dos armários da cozinha (incluindo a despensa) e definir um modo de classificar os itens ali existentes. Na despensa, é comum existirem artigos vencidos, ou que raramente são utilizados, então garanta que itens obsoletos sejam dispensados.  

Além disso, se você estocou alimentos para a quarentena, há uma boa chance de que sua despensa esteja cheia e bagunçada. Organize-a com a definição de categorias, para que você possa sempre encontrar o que precisa, mesmo quando estiver totalmente abastecido. Dessa forma, quando for a hora de assar um bolo, por exemplo, todos os materiais necessários já estarão reunidos no mesmo espaço.  

Ainda além, organizar a geladeira e a despensa ajudará você a entender exatamente o que precisa quando for ao supermercado. Pense na sua cozinha dividida em ‘zonas’ e agrupe itens em setores específicos.  

E lembre-se: desperdiçar alimentos num momento como este é a última coisa que você deve fazer.  

 

Decore e proteja armários  

Revestimentos plásticos não adesivos, que podem ser removidos para limpeza, estão disponíveis em vários estilos. Os protetores de plástico são impermeáveis, de fácil limpeza e com manuseio facilitado – e podem também ser utilizados para forrar geladeiras. Além disso, os famosos caminhos de renda são uma excelente opção para esse momento.  

Para armários embaixo da pia, garanta a escolha de revestimentos à prova d’água e com uma textura suave, que possam ser higienizados facilmente. O papel contact também é uma boa opção, uma vez que garante proteção e facilidade na limpeza.  

Use fita adesiva e marcadores para criar etiquetas. 

A utilização de fitas adesivas para a criação de etiquetas pode facilitar a sua vida quando você procura por caixas nos armários e maleiros. E você não precisa ter grandes habilidades de desenho para realizar um bom trabalho: utilize marcadores de cores variadas para diferenciar cada item, dando uma identidade específica para cada item. Assim, na hora em que você procurar cada objeto, tudo será mais rápido.  

Você também pode realizar o mesmo processo nas gavetas do quarto, da despensa e do banheiro. Se etiquetas auxiliam na organização, não tem porque se restringir a apenas um espaço! 

Use organizadores em suas gavetas 

Organizadores estão disponíveis em tamanhos e formas diferentes e podem facilitar a busca por objetos. E nesse momento não há limitações. Você pode utilizar organizadores em seu banheiro, para organizar cosméticos e outros produtos de higiene, na cozinha, no quarto e em vários outros cômodos.  

Outra vantagem dos organizadores é que eles podem ser comprados prontos, mas também podem ser confeccionados em casa. Essa inclusive, é uma tarefa que pode envolver várias pessoas, incluindo as crianças. Se você tem filhos pode convidá-los para a atividade, ajudando também os pequenos a passarem pela quarentena de uma forma mais criativa.  Você pode utilizar o feltro ou o plástico cristal para criar a estrutura do organizador, já que estes materiais apresentam maior resistência, e decorá-lo internamente com outros tecidos, como o TNT, que está disponível em cores e estampas variadas.   

E vale lembrar: ao elencar os itens que estarão nos organizadores, seja rigoroso. Agora é a hora de dizer adeus a qualquer produto vencido ou que não seja mais adequado ao seu gosto. 

A quarentena pode ser realmente utilizada como uma oportunidade para realizar tarefas as quais você normalmente não teria tempo em uma rotina pré-coronavírus. Limpar, organizar e refletir sobre seus pertences, com certeza, o ajudará a se sentir produtivo durante este período. 

Você pode descobrir que aquela bagunça que já existe há anos, não acrescenta nada positivo para o seu cotidiano. Isso nos diz que não há problema em limpar e abrir espaço para outras necessidades. Pelo contrário, podemos descobrir que precisamos abrir espaço em nossas casas para itens que, até então, não se faziam necessários. Boa sorte! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *