É comum que as pessoas utilizem tinta de parede colorida para dar o destaque em um ambiente, e quando desejam alguma estampa mais detalhada, optem pelo papel de parede. Mas você já pensou em utilizar o tecido na parede?
Isso mesmo! Alguns tipos de tecido podem ser aplicados na parede, com diferentes cores e estampas que irão decorar o seu ambiente preferido!
Dentre as vantagens de utilizar o tecido para decorar a parede, está a grande variedade de estampas, a forma que deixa o ambiente aconchegante e também a pouca necessidade de manutenção. Acompanhe o texto para entender melhor sobre essa forma de decorar!
Escolha o ambiente certo para aplicar o tecido na parede
Todos os cômodos da casa merecem uma atenção especial, mas especificamente para a aplicação do tecido na parede é preciso que seja apenas em cômodos secos.
São eles: sala, dormitório e escritório. Isso porque são áreas com menor umidade e podem durar por mais tempo. Basta manter a limpeza semanal com aspirador ou espanador.
Depois de escolher o ambiente, é o momento de pensar no seu estilo e propósito para escolher a estampa e tecido adequado.
O ambiente deve ser aconchegante ou animado? Cores frias podem ser mais sofisticadas e confortáveis, enquanto as cores quentes trarão dinamismo para uma sala moderna, por exemplo.
Como aplicar o tecido na parede
Para fazer a aplicação do tecido na parede, você vai precisar de alguns materiais:
- Trena ou fita métrica
- Régua
- Estilete
- Cola branca
- Espátula plástica
- Espátula de aço
- Bandeja
- Rolo de lã
- Pincel
- Lápis
- Tesoura
- Pano
Antes de aplicar é importante se certificar que a parede está limpa, sem imperfeições ou mofo. Depois meça a largura e altura da parede, corte a primeira faixa de tecido na altura da parede, deixe 5cm de sobra no teto e 5cm de sobra no rodapé para fazer os acabamentos.
Com isso, corte a segunda faixa e verifique o encaixe das estampas, deixando a mesma medida de sobra para os acabamentos. Para fazer a aplicação do tecido marque suavemente com um lápis a medida do tecido para o alinhamento.
Utilize o rolinho de espuma ou de lã para aplicar a cola branca a base de PVA tipo extra sem diluir em água na parede, e em seguida cole a primeira faixa de tecido. Deixando as sobras de 5cm em cada ponta, alise o tecido na parede do meio para as laterais com um pano ou espátula plástica.
Depois de terminar a aplicação da primeira faixa, aplique a próxima seguindo os mesmos passos e mantenha um centímetro de sobreposição em relação ao outro tecido.
Por fim, faça um vinco no tecido com auxílio de uma espátula de aço e corte as sobras com estilete afiado. Verifique se todas as partes estão coladas, se faltar alguma, retoque com pincel e cola branca. Pronto, agora é só esperar secar e colocar os móveis no local que preferir!
Ideias de Estampas para a parede
Antes de pensar na estampa, é importante que você pense no tipo de tecido. É preciso se atentar à altura e largura ao adquirí-lo, para facilitar a aplicação e manutenção. Confira algumas ideias de estampas de tecido para serem aplicados na parede e o porquê de escolher cada uma delas:
Florais
Existem diversos tipos de estampas floridas. Desde as mais coloridas e chamativas, até mesmo as mais monocromáticas e discretas.
Já se for para uma sala mais séria, pode apostar em flores pretas com um fundo de outra cor. Isso traduzirá mais delicadeza e sofisticação.
Listras
As listras podem ser retas ou em zig zag, coloridas ou com poucas cores. Se as listras do tecido na parede estiverem na horizontal, o ambiente parecerá maior, além de mais tranquilo e acolhedor.
Enquanto as listras na vertical farão o teto parecer mais alto, trazendo a impressão de vitalidade.
Gostou das ideias para aplicar tecido na parede? Nada melhor do que uma renovação no ambiente, escolha a sua estampa favorita e dê um novo ar a sua casa! Compartilhe esse texto com seus amigos que desejam destacar a decoração da casa.