Charme na decoração com tecido de parede

É comum que as pessoas utilizem tinta de parede colorida para dar o destaque em um ambiente, e quando desejam alguma estampa mais detalhada, optem pelo papel de parede. Mas você já pensou em utilizar o tecido na parede?

Isso mesmo! Alguns tipos de tecido podem ser aplicados na parede, com diferentes cores e estampas que irão decorar o seu ambiente preferido!

Dentre as vantagens de utilizar o tecido para decorar a parede, está a grande variedade de estampas, a forma que deixa o ambiente aconchegante e também a pouca necessidade de manutenção. Acompanhe o texto para entender melhor sobre essa forma de decorar!

Escolha o ambiente certo para aplicar o tecido na parede

Todos os cômodos da casa merecem uma atenção especial, mas especificamente para a aplicação do tecido na parede é preciso que seja apenas em cômodos secos.

São eles: sala, dormitório e escritório. Isso porque são áreas com menor umidade e podem durar por mais tempo. Basta manter a limpeza semanal com aspirador ou espanador.

Depois de escolher o ambiente, é o momento de pensar no seu estilo e propósito para escolher a estampa e tecido adequado. 

O ambiente deve ser aconchegante ou animado? Cores frias podem ser mais sofisticadas e confortáveis, enquanto as cores quentes trarão dinamismo para uma sala moderna, por exemplo.

Como aplicar o tecido na parede

Para fazer a aplicação do tecido na parede, você vai precisar de alguns materiais:

  • Trena ou fita métrica
  • Régua
  • Estilete
  • Cola branca
  • Espátula plástica
  • Espátula de aço
  • Bandeja 
  • Rolo de lã
  • Pincel
  • Lápis
  • Tesoura
  • Pano

Antes de aplicar é importante se certificar que a parede está limpa, sem imperfeições ou mofo. Depois meça a largura e altura da parede, corte a primeira faixa de tecido na altura da parede, deixe 5cm de sobra no teto e 5cm de sobra no rodapé para fazer os acabamentos.

Com isso, corte a segunda faixa e verifique o encaixe das estampas, deixando a mesma medida de sobra para os acabamentos. Para fazer a aplicação do tecido marque suavemente com um lápis a medida do tecido para o alinhamento.

Utilize o rolinho de espuma ou de lã para aplicar a cola branca a base de PVA tipo extra sem diluir em água na parede, e em seguida cole a primeira faixa de tecido. Deixando as sobras de 5cm em cada ponta, alise o tecido na parede do meio para as laterais com um pano ou espátula plástica.

Depois de terminar a aplicação da primeira faixa, aplique a próxima seguindo os mesmos passos e mantenha um centímetro de sobreposição em relação ao outro tecido. 

Por fim, faça um vinco no tecido com auxílio de uma espátula de aço e corte as sobras com estilete afiado. Verifique se todas as partes estão coladas, se faltar alguma, retoque com pincel e cola branca. Pronto, agora é só esperar secar e colocar os móveis no local que preferir!

Ideias de Estampas para a parede

Antes de pensar na estampa, é importante que você pense no tipo de tecido. É preciso se atentar à altura e largura ao adquirí-lo, para facilitar a aplicação e manutenção. Confira algumas ideias de estampas de tecido para serem aplicados na parede e o porquê de escolher cada uma delas:

Florais

Existem diversos tipos de estampas floridas. Desde as mais coloridas e chamativas, até mesmo as mais monocromáticas e discretas. 

Já se for para uma sala mais séria, pode apostar em flores pretas com um fundo de outra cor. Isso traduzirá mais delicadeza e sofisticação.

Listras

As listras podem ser retas ou em zig zag, coloridas ou com poucas cores. Se as listras do tecido na parede estiverem na horizontal, o ambiente parecerá maior, além de mais tranquilo e acolhedor.

Enquanto as listras na vertical farão o teto parecer mais alto, trazendo a impressão de vitalidade. 

Gostou das ideias para aplicar tecido na parede? Nada melhor do que uma renovação no ambiente, escolha a sua estampa favorita e dê um novo ar a sua casa! Compartilhe esse texto com seus amigos que desejam destacar a decoração da casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *