Como fazer sua própria máscara facial

O surto de coronavírus levou a uma grande escassez de equipamentos de proteção individual (EPI) nas unidades de saúde em todo o país. Médicos, enfermeiros e profissionais de saúde estão sem máscaras que limitam a propagação do vírus que causa a COVID-19.

Para deixar claro, usar uma máscara não é uma maneira comprovada de impedir a obtenção da doença. Mas, se você tiver sintomas de coronavírus, a máscara pode ajudar a limitar a propagação. Dessa forma, se você deseja essa proteção – e recomendamos que sim – , aqui estão instruções simples dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças sobre como criar a sua. E se você não sabe como usar ou limpar a sua máscara, respondemos a todas as suas perguntas neste artigo. Acompanhe!

Materiais

· Dois retângulos de tecido de dimensões 25cmx15cm

· Duas peças de elástico de 15cm (ou cordões, barbante, tiras de tecido, etc)

· Agulha e linha (ou grampo)

· Tesouras

· Máquina de costura

1. Recorte dois retângulos de 25 por 15 centímetros de tecido. Nesse momento você pode utilizar diferentes materiais, mas indicamos o tricoline. Além de ser resistente, garante boa proteção e está disponível em diferentes cores e estampas.

Para fazer um corte preciso, utilize ferramentas adequadas: uma base de corte e réguas garantem peças com as melhores dimensões. Os cortadores circulares facilitam bastante o corte. Após cortar os retalhos, empilhe os dois retângulos – você irá costurar a máscara como se fosse um único pedaço de tecido.

2. Dobre os lados longos dos retângulos, como se fosse fazer uma bainha. Essa dobradura deve ter 1cm. Em seguida, dobre a camada dupla ao longo dos lados curtos e costure para baixo. Esse lado também deve ter 1cm.

3. Passe um comprimento de 15cm de elástico através da bainha mais larga de cada lado da máscara. Estes serão os laços da orelha. Use uma agulha grande ou um grampo para passar a linha. Para facilitar a passagem do material você pode utilizar o vira-viés, que tem um bom comprimento e vai facilitar o processo. Após passar o elástico, amarre bem as pontas.

Não tem elástico? Use barbantes ou cordões variados. Se você tiver apenas barbante, poderá prolongar os laços e amarrar a máscara atrás da cabeça.

4. Puxe cuidadosamente o elástico para que os nós fiquem dobrados dentro da bainha. Reúna os lados da máscara no elástico e ajuste para que a máscara fique adequada ao seu rosto. Em seguida, costure firmemente o elástico no lugar para evitar que escorregue.

É importante ressaltar que as máscaras só são eficazes se você as usar adequadamente. A Organização Mundial da Saúde define os seguintes procedimentos como ideais para garantir a proteção:

· Lave as mãos por 20 segundos com água e sabão antes de tocar ou colocar a máscara;

· Certifique-se de que todo o nariz e a boca estejam cobertos ao colocá-la;

· Evite tocar na máscara enquanto estiver fora – isso pode contaminá-la;

· Não retire a máscara enquanto estiver em público;

· Para retirá-la, solte primeiro pelas orelhas e não toque na parte frontal;

· Você deve lavar imediatamente a máscara após o retorno, para que não contamine seus pertences;

· Lave as mãos imediatamente após retirá-la.

Você deve lavar a máscara antes e depois de cada uso para limpar qualquer germe que possa ter recolhido em público. Você pode lavá-la à mão ou coloca-la em um saco se utilizar a máquina de lavar.

E se você não consegue produzir a sua máscara, continue lavando as mãos, mantenha distância segura de outras pessoas e siga todas as medidas de distanciamento social. Ficar em casa é a melhor defesa contra o coronavírus neste momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *