Tesouras: qual a melhor opção para o seu projeto?

Para todos que desejam adentrar o mundo da costura e do patchwork, vale uma informação relevante: as ferramentas de corte são inestimáveis para garantir a modelagem precisa de suas peças. E não basta utilizar tesouras domésticas comuns! Se você planeja criar peças profissionais, seu trabalho será a utilização de tesouras projetadas para cada corte.

Quer saber mais? Confira o artigo que preparamos e entenda como cada tesoura pode fazer com que as suas ideias sejam executadas da melhor forma possível!

Tesouras

Embora semelhantes, tesouras tem várias diferenças entre si. Como característica geral, elas possuem lâminas de até 15cm de comprimento. O tamanho pode variar, dependendo da necessidade. Existem tesouras específicas para o corte de fios, por exemplo, que são pequenas.

As alças podem ser simétricas e assimétricas. Assim, os orifícios para os dedos podem apresentar tamanhos iguais, mas também são encontrados em tamanhos diferentes, com uma pequena abertura redonda para o polegar e uma abertura maior para outro dedo. Estas tesouras são projetadas para criar maior conforto durante a operação, de modo que haja alavancagem suficiente para cortar camadas de tecido em uma superfície plana – tudo com precisão, sem cãibras ou fadiga.

A seguir, vamos trabalhar a diferença de operação de cada uma delas e para quais projetos elas são ideais.

Tesoura para Tecidos

Esta tesoura é a mais apropriada para o corte de tecidos. Ela é longa, com a lâmina grande e com um ângulo nas alças, que garante maior facilidade para o corte e precisão para que a operação seja realizada em linha reta.

Sua tesoura para tecido deve ser afiada o suficiente para cortar várias camadas de tecido ao mesmo tempo. Isso significa que elas precisarão ser de médio a grande porte. Tesouras pequenas simplesmente não cortam o tecido e geralmente deixam bordas desgastadas e com outras imperfeições. Além disso, as tesouras para tecidos não machucam os dedos e impedem que erros sejam cometidos na maioria das tarefas.

Lembre-se de escolher um par com alças confortáveis para os dedos e nunca as utilize para cortar outros materiais que não sejam tecidos, ou elas perderão o fio rapidamente. Uma boa dica de manutenção: mantenha a sua tesoura livre de ferrugem ou você poderá marcar os tecidos que está cortando.

Tesoura Multiuso

As tesouras multiuso são a escolha perfeita para projetos de patchwork. Por ter vários usos, elas podem ser utilizadas em diferentes materiais, como o papel, o papelão, plásticos, PVC e também em tecidos.

Quer você as use no escritório ou em projetos de artesanato, a linha de tesouras Rassermeiser da Le Bianco são fáceis de usar e duráveis. As tesouras estão disponíveis em uma variedade de formas e cores para você escolher e cortam com facilidade, reduzindo a quantidade de força que você precisa exercer. As tesouras estão disponíveis com lâminas de aço inoxidável e tem alças grandes forradas com borracha dura, o que as torna confortáveis de segurar e usar, seja você destro ou canhoto.

Tesoura para Bordados

Já reparou naquelas tesouras vintage em forma de cegonha? Elas provavelmente estavam na caixa de costura da sua avó e são conhecidas como tesouras para bordados. Pequenas e com lâminas finas, elas são projetadas para arrematar bordados e cortar os fios perdidos perto do tecido.

Além disso, as tesouras para bordados possuem uma alça de deslocamento diferente, para que você não precise mover o polegar com frequência para realizar o corte. Essa qualidade auxilia na redução de problemas de articulação, como o túnel do carpo e artrite.

Tesoura para Arremate

As tesouras de arremate são muito simples de manusear e, como elas não têm alças, com o corte facilitado e muito mais rápido. Basta pressionar as lâminas par que linhas e tecidos finos sejam cisalhados precisamente.

No entanto, é importante observar a posição dos seus dedos durante a operação, uma vez que são muito afiadas. Outra vantagem da tesoura de arremate é que elas são ótimas para cortar as extremidades da costura próximas ao tecido, enriquecendo o produto final com detalhes mais bonitos.

Quando se trata de escolher as melhores tesouras para os seus projetos, é importante fazer a decisão certa. A maioria das pessoas não considera se há tesouras melhores ou piores para cada situação. Mas se você trabalha com costura ou artesanato, sabe que precisa da ferramenta certa para ser mais rápido e evitar frustrações. Nesse caso, escolha a melhor opção para não se arrepender. E boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *