Projetos de artesanato para desenvolver durante a quarentena

Se você está praticando o isolamento social, como combate à expansão da COVID-19, você pode utilizar o tempo de inatividade para aprender uma nova habilidade. A importância de ficar em casa foi destaca pelo governo nas últimas semanas, e para auxiliar nessa empreitada, elencamos alguns projetos que você pode realizar diretamente de casa.  

Precisamos de ideias para nos manter ocupados e com as mentes ativas, e aprender um novo hobby não é apenas divertido, mas também pode melhorar seu humor e bem-estar mental. Acompanhe o artigo que preparamos e saiba melhor de projetos que você pode desenvolver em qualquer cômodo da sua casa! 

1. Costura 

E quem nunca pensou em começar a costurar? Essa pode ser a oportunidade que faltava.  

Todo mundo já precisou consertar algum problema encontrado em uma peça de roupa. Ou pensou em criar a sua própria. No entanto, faltavam as habilidades específicas para realizar a tarefa. Hoje em dia, uma infinidade de acessórios está disponível para auxiliar quem deseja entrar no universo da costura. Bases de corte e réguas auxiliam na verificação de medidas; tesouras, estiletes e cortadores circulares garantem um corte muito mais preciso; diferentes alfinetes, agulhas e o vira viés transformam a costura numa atividade muito mais fácil.  

Além disso, os diferentes tecidos disponíveis ampliam enormemente o alcance dos produtos que você pode criar. Lamê, TNT, feltro, tricoline e algodão são apenas algumas das opções. E muitos projetos podem ser realizados com ou sem a máquina de costura. Fique atento! Essa é uma excelente alternativa para passar o seu tempo de forma criativa. 

2. Crochê 

Aprender o crochê é uma grande habilidade que pode até mesmo ser passada para as próximas gerações da sua família. Você pode criar presentes caseiros impressionantes, incluindo suéteres e cardigans (até mesmo para o seu pet!), cachecóis, cobertores, caminhos de mesa.  

São muitas as opções e a tarefa é simples: você precisa apenas de linha e agulha. A agulha específica para o crochê é facilmente encontrada e existem vários tutoriais na internet que podem auxiliá-lo no início desta aventura. Combine cores diferentes e crie artigos únicos.  

3. Bordado 

A arte do bordado já existe há séculos. A maior beleza dessa habilidade é que ela pode ser tão simples ou tão complexa quanto você desejar. As únicas ferramentas necessárias são uma agulha, um tecido e uma grossa linha de bordar. Algumas pessoas também utilizam o bastidor, que é um aro de madeira ou plástico que serve para estabilizar o tecido para o bordado manual.  

Muitos dos pontos que você vê no bordado são apenas pequenas variações de pontos básicos. Simplesmente adicionando um detalhe aqui ou ali, ou alterando o ponto utilizado, você pode diferenciar o seu trabalho e torná-lo bastante profissional. 

A prática leva a perfeição, e com a realização de vários exercícios é possível criar um projeto lindo. Lembre-se de começar com bordados simples: existem muitos tutoriais disponíveis em blogs e no YouTube. O melhor conselho é começar de maneira simples e encontrar uma motivação que o inspire. Participe de um grupo ou fórum com profissionais da área que terão prazer em lhe dar algumas orientações e, à medida que você aumentar a confiança, estará bordando mais rapidamente e aprendendo a amar o seu novo hobby. 

4. Bonecas 

Confeccionar bonecas e também as suas roupas é extremamente gratificante e uma ótima maneira de usar tecidos novos e aqueles que você já conhece. Essa também é uma ótima maneira de ensinar as crianças a costurar, pois a maioria dos padrões para roupas de boneca são muito simples e não tomam muito tempo para serem confeccionadas. 

Para costurar as roupas das bonecas, você pode utilizar as linhas e agulhas que já possui em casa. A escolha de tecidos é ampla: você pode utilizar qualquer tipo, dependendo da necessidade. Para confeccionar bonecas, e também ursos de pelúcia, você precisara de uma agulha específica. Esta é mais longa, o que facilita a sua passagem por peças volumosas, uma vez que bonecos são estofados com materiais para enchimento. A utilização de tecidos em pelúcia e carapinha é uma ótima escolha. E os resultados em crochê também são lindos! 

O artesanato pode aliviar a ansiedade e aumentar os sentimentos de felicidade e, em um período em que o isolamento social se faz necessário, praticar atividades que estimulem estas sensações é fundamental.  O artesanato é um hobby que pode levar certas pessoas a entrar em um estado de “fluxo”. Isso significa que você não percebe o tempo passando, não está pensando simultaneamente em outras coisas, e segue fazendo planos para o futuro ou revendo o passado. Por esse motivo, ajuda as pessoas a se afastarem das distrações, se tornando mais atentas, concentradas e felizes. Que tal então dar uma chance a estes projetos?  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *