DIY – Proteção para os calçados

Durante o período de isolamento social, a Le Bianco vai promover uma série de atividades para entreter aqueles que desejam colocar o seu lado criativo em ação. Nossa primeira live, realizada com a artesã Vera Brugin (link) pelo Instagram, abordou a criação de dois itens muito úteis para garantir que  a sua casa fique livre de sujeiras e possíveis infecções trazidas de fora: a confecção de um saco e de uma capa de proteção para os sapatos.   

A limpeza dos calçados é importante durante esse período, uma vez que o vírus pode ser trazido da rua pelos sapatos. Dessa forma, criar formas de protegê-los é fundamental para garantir o bem-estar de sua família. Além disso, estas são peças que podem ser utilizadas após a pandemia, em forma de embalagens para viagens, proteção contra sujeiras, entre outras finalidades.  

Ficou curioso? Acompanhe o nosso passo a passo e divirta-se! 

Embalagem para Sapatos 

O que você vai precisar 

  • Retalho de TNT Relevo 40cm x 30cm 
  • Retalho de TNT Relevo 30cm x 20cm 
  • Retalho de Plástico Rígido (Cristal) 30cm x 20cm (gramatura 0.3)
  • Cordão 60cm 
  • Base de corte 
  • Cortador circular 
  • Régua Patchwork 
  • Tesoura Multiuso e Tesoura para Arremate 
  • Alfinetes e alfineteiro 
  • Linha 
  • Máquina de costura (caso não a tenha, grampeador ou cola) 

Modo de Fazer 

1- Primeiramente, costure o retalho de dimensões 20x30cm de TNT com relevo com o plástico cristal. Para unir as duas peças de forma harmônica, não utilize alfinetes. Furar o plástico vai gerar marcas no material, o que afeta o resultado final. Dessa forma, utilize pregadores de pressão que garantem que ambas as peças estejam posicionadas no mesmo lugar.  

2 – Após o posicionamento, costure ambas as peças na extensão que mede 30cm. Neste momento, você pode utilizar a máquina de costura para facilitar o processo. Vale lembrar que o plástico não tem um bom deslizamento na máquina e a utilização de um calcador específico pode auxiliar a criação. O calcador “pé de rolo” é uma boa alternativa neste momento e vai garantir um acabamento melhor.  

Lembre-se que, caso você não tenha uma máquina de costura, você pode costurar à mão ou utilizar outras técnicas, como grampeamento ou utilizar a cola.  

3 – Em seguida, você deverá unir a peça criada com o retalho de TNT de dimensões 40×30. Novamente, utilize os pregadores para estabilizar a posição das peças. Após esta etapa, costure as duas peças nas extremidades laterais de 40cm e apenas uma das extremidades menores – aquela que tem o plástico cristal. O método para a costura segue o mesmo padrão já mencionado anteriormente: você pode usar a máquina, costurar à mão, grampear ou usar cola.  

4 – Perceba que após esta etapa você já possui um “saquinho” formado.  Para melhorar o acabamento, utilize a régua e um cortador circular para retirar as sobras do tecido. Para cortar as linhas, você pode utilizar tesouras para arremate. A base de corte também é um ótimo item para este momento, porque facilita o corte reto do tecido, além de proteger a superfície contra arranhões permanentes.  

5 – Vire o produto final do avesso. Para ajeitar as pontas, jamais use a ponta de uma tesoura, que poderá danificar a sua criação. Tenha calma e paciência.  

6 – Para finalizar o “saquinho”, crie duas abas na parte superior e as vire para o lado interno. Este é o local onde passará o cordão que veda o saco. A medida dessas abas não precisa passar de dois dedos, ou 3cm (a base de corte e as réguas podem ajudá-lo nessa medição). Ao dobrar o tecido, você perceberá que o TNT vinca com facilidade, facilitando a visualização da próxima costura.  

7 – Faça uma costura de forma que as abas fiquem fixadas. Neste momento você não precisa usar o calcador “pé de rolo”, já que o plástico não está envolvido. Após o processo, utilize a tesoura de arremate para cortar as linhas que ficaram sobrando.  

8 – Utilizando a mesma tesoura, crie um pequeno furo na parte superior que acaba de ser costurada. Perceba que uma espécie de invólucro foi criado e nesse local será inserido o cordão para vedar o “saquinho”. Utilize um passador de cordão para facilitar o procedimento e após cobrir toda a extensão, o produto estará finalizado. Coloque o seu sapato, ou o que desejar, dentro da embalagem e pronto! É só apreciar e dar uso a sua criação! 

Capa para Calçados 

O que você vai precisar 

  • 2 retalhos de TNT 35cm x 40cm 
  • 30cm elástico 
  • Base de corte 
  • Cortador circular 
  • Régua patchwork 
  • Tesoura 
  • Alfinete 
  • Linha 
  • Máquina de costura (caso não a tenha, grampeador ou cola) 

Modo de Fazer 

1 – Primeiramente, dobre pela metade o retalho de TNT na extensão que mede 40cm. Como o TNT tem um lado avesso, garanta que está parte esteja interna.  Como resultado, você terá uma peça de medidas 35x20cm.  

2 – Dobre novamente o retalho pela metade, na extensão que mede 35cm. Após realizar esta dobradura, corte ambas as extremidades em um formato arredondado. 

3 – Desdobre apenas uma das dobraduras do conjunto. Perceba que agora você tem uma peça que tem quinas retas na parte inferior e partes circulares na área superior.  

4 – Como próximo passo, costure as partes laterais e arredondadas de forma que um orifício grande seja liberado para a passagem dos sapatos. A costura pode ser feita com máquina e à mão. Caso deseje usar cola ou grampeador, fique à vontade.    

5 – Após a costura, vire o conjunto do avesso. Na parte superior, em que existe o orifício para a passagem do sapato, dobre o tecido para baixo criando duas abas. Costure ou cole ambas as abas para baixo.  

6 – Após essa costura, perceba que foi criado um pequeno túnel para a passagem de um elástico que vai garantir a estabilidade da peça no pé. No momento atual, a procura por elásticos está alta, uma vez que a produção de máscaras está acelerada. Lembre-se que você pode adquirir um elástico mais grosso e cortá-lo pela metade, caso não encontre o elástico mais fino.  

7 – Passe o elástico no orifício e dê um nó para finalizar a peça. Agora é só colocar no pé e e proteger os seus sapatos! 

Viu como é fácil produzir os seus próprios produtos? Vale lembrar que o catálogo da Le Bianco apresenta tecidos de diferentes cores e estampas – a nossa seleção de TNTs é ampla e variada. Além disso, todos os outros itens necessários para a confecção também estão em nosso catálogo. Não perca tempo e comece já as suas produções. E não se esqueça: semana que vem tem mais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *