Você já conhece a renda guipure?

A renda guipure é conhecida no mundo dos tecidos como um item essencial para os vestidos de noiva. Inspirada em rendas dos séculos XVI e XVII e posteriormente aprimorada com padrões geométricos e florais, ela é ainda utilizada hoje em dia para esta finalidade, mas também para várias outras, como peças do dia-a-dia e detalhamentos, o que dá uma impressão sofisticada e arejada para quem a usa. Quer saber um pouco mais sobre esta renda? Não deixe de conferir o artigo que preparamos! 

Utilização 

A beleza da renda guipure é que ela se parece com um bordado, criando um ar de sofisticação, e pode ser utilizada para várias finalidades, que vão além do universo da moda. Por exemplo, existem muitos adornos para mesas que utilizam a renda guipure para criar um aspecto visual mais bonito. A utilização de peças da renda abrange ainda a decoração de toalhas, a criação de roupas para bonecas, ou o detalhamento de objetos de decoração, criando peças únicas. A renda é leve e não faz com que o produto final fique muito pesado, além de não aquecer quando utilizada para decorar roupas.  

Mas para criar peças com este tipo de renda, é necessário ter alguns cuidados. Primeiramente, você deve pensar cuidadosamente sobre como as bordas vão acabar no tecido.  Nesta renda, existem diferentes padrões de estampa que devem ser medidos antes que o tecido seja cortado, de forma a não criar impressões estranhas no momento em que a renda for utilizada. 

É importante que a renda guipure seja também cortada em apenas uma camada. Ela é muito maleável e flexível. Assim, ao cortar em apenas uma camada, você opta por um acabamento de alta costura, independentemente da finalidade.  

Características 

Uma das principais características da renda guipure é a maneira pela qual as estampas padronizadas são conectadas. A renda do bordado, que é construída principalmente com agulha, linha e tesoura, tende a apresentar malha ou rede e, como resultado, a renda pode parecer muito densa. Em comparação, a renda guipure é mais delicada e permite que as estampas se destaquem, criando um design incrivelmente intrincado e bonito. 

A renda guipure é bordada com fios de algodão e outros materiais, criando um produto final bastante elaborado. Esse cruzamento de fios torna a renda particularmente forte e durável, o que é uma excelente opção para artigos que decoração que podem se deteriorar com o tempo.  

A renda guipure pode adicionar um toque suave e elegante à sua roupa e dar uma particularidade ao seu visual, principalmente quando contrastado com um material mais pesado. As fatias de renda são lindas, oferecidas em diversas cores, além de serem leves e resistentes.  

Ainda que normalmente utilizada em ocasiões especiais, adicionar um pouco da renda em suas roupas do dia a dia pode dar aquele toque leve e sutil de luxo que você está procurando.  E criar peças exclusivas para a decoração de sua casa.  

Não deixe de conhecer as opções de rendas guipure oferecidas (link) pela Le Bianco. Em nosso catálogo temos diferentes cores e estampas para ajudar você a criar a peça que precisa!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *