Outubro Rosa

O Outubro Rosa é o mês da conscientização sobre a importância do autocuidado e do auto exame. Não só no mês de outubro, mas também durante todo o ano, o autocuidado é indispensável para a boa saúde física, mental e emocional.

Esse mês exalta a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, além de estimular os cuidados com a própria saúde. O Outubro Rosa tem o objetivo de promover o debate sobre o assunto e conscientizar sobre a importância de se prevenir.

Origem do Outubro Rosa

Nancy Brinker fundou a Susan G. Komen, organização que leva o nome de sua irmã, vítima de câncer de mama. Desde o início, o objetivo da organização é levantar a discussão e a conscientização sobre a doença.

Em 1983, a primeira Corrida pela Cura, organizada pela Fundação, aconteceu no Texas, Estados Unidos. O objetivo de arrecadar doações para o estudo sobre o câncer de mama e conscientizar a população sobre o tema.

Oitocentas pessoas participaram da corrida e o evento foi um dos primeiros movimentos que levantaram a discussão e a conscientização sobre a questão. Hoje, ela é realizada em diversos países e mais de 1 milhão de pessoas participam anualmente, sempre em outubro.

No Brasil, campanhas sobre a conscientização do câncer de mama acontecem desde 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa — iniciativa idealizada por um grupo de mulheres.

Câncer de mama: detecção e prevenção

O câncer de mama é um dos mais comuns entre as mulheres no Brasil e no mundo. Cerca de 25% dos casos de câncer estão relacionados a esse tipo, portanto, o Outubro Rosa se mostra como uma data necessária para discutir o autocuidado, prevenção e a detecção desse mal.

O exame de toque é um dos principais instrumentos de combate contra a doença, já que pode encontrar nódulos que ainda estão no início e, assim, aumentar as chances de combater a doença rapidamente. Além de nódulos, alguns outros sintomas para prestar atenção são: pele avermelhada, inchaço na região, dor e secreção.

Além do exame de toque, outras formas de prevenção também devem ser feitas, portanto, qualquer alteração que sentir em seu corpo, é recomendado consultar um médico.

Ter uma alimentação saudável e uma vida fisicamente ativa são formas simples de autocuidado que auxiliam na prevenção do câncer de mama.

O Outubro Rosa é uma campanha importante e necessária para conscientizar a população sobre a importância do autocuidado. É indispensável mudar crenças limitantes, fazer escolhas saudáveis, praticar atividade física regularmente e se cuidar para ter uma vida saudável e feliz. Se informe sobre o que é a importância do outubro rosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *