Projetos com cetim e gorgurão

Fita de gorgurão e cetim são um presente para os olhos. Ambas as fitas são perfeitas para artesanatos, em geral, dando um visual luxuoso e único para cada peça. Mas qual a diferença entre elas? Para que finalidade servem melhor? E como podem ser utilizadas? 

Neste artigo responderemos a estas e outras perguntas, para facilitar o entendimento de cada material para artesãos e costureiros. Se você deseja criar um projeto mas não sabe qual delas escolher, agora o processo vai ficar bem mais fácil! Acompanhe! 

Diferenças 

Facilmente identificável pela visão, a fita de gorgurão dá a impressão de ser composta por diversas linhas bem pequenas. Ela tem um brilho fosco, conhecido por mate, e é incrivelmente resistente e forte, sendo uma boa opção para projetos artesanais ou em roupas de criança, que, eventualmente, serão desgastadas.  

Já a fita de cetim, tem um acabamento luxuoso, suave e brilhante. É a escolha perfeita para embelezar itens para casamentos e roupas formais, por exemplo. Elas são mais macias do que o gorgurão e também mais versáteis, uma vez que estão disponíveis em variações de face única e dupla.  

As fitas de gorgurão são feitas principalmente de algodão, poliéster e fibras, enquanto as fitas de cetim são feitas principalmente de poliéster. A primeira, tem fibras horizontais grossas, que as tornam muito mais  fáceis de aparar, e também apresentam mais robustez e elasticidade do que o cetim. Também podem ser lavadas, dobradas e costuradas com facilidade. Já o cetim é um dos materiais mais populares entre costureiros e artesãos. A sua aparência bonita e tradicional chama a atenção, o que a torna umas das preferidas para diversas finalidades. Vamos conhecer agora alguns dos usos de ambas as fitas!  

Casamentos

Fitas de cetim são muito populares para roupas de noiva. Além disso, podem ser utilizadas na decoração do casamento, em arranjos de mesa, por exemplo, entre outros detalhes. Se uma noiva procura adornar o seu vestido, ou o vestido de uma dama de honra, a fita de cetim pode dar um toque de exclusividade para cada peça.  

As fitas de cetim também são mais baratas que as fitas de gorgurão. Assim, fica mais fácil decorar vários elementos do evento utilizando este material: você pode, por exemplo, amarrar fitas nas costas das cadeiras, ou na extensão das mesas.  

Hoje em dia, novas tendências para festas de casamento se destacam, como pendurar cartões de papel para que os convidados deixem suas mensagens para os noivos. As fitas de cetim são perfeitas para esta finalidade. 

Embalagens para presente 

Gorgurão e cetim são excelentes opções para esta finalidade.  

As fitas de cetim, devido à sua aparência brilhante, dão uma impressão de luxo para o presente. Se você  deseja criar ainda mais exclusividade para um presente mais caro, por exemplo, você também pode utilizar outros materiais, como tecidos em pelúcia (link), devido à sua textura específica e luxuosa.  

Já o gorgurão, por apresentar uma textura fosca, também pode ser utilizado para decorar presentes, dando um visual mais sóbrio para a embalagem. Disponível em diferentes larguras, e dependendo do tamanho da caixa, você pode escolher fitas mais finas ou mais grossas para alcançar o resultado que você deseja.  

Arranjos de flores e artesanato 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

As fitas de cetim são amplamente utilizadas por floristas e por artesão para projetos variados, pois estão disponíveis em uma variedade de cores. Mas quando se trata de usar um material com maior elasticidade e robustez, as fitas de gorgurão são as vencedoras, uma vez que possibilitam um corte com grande facilidade. O corpo rígido do gorgurão permite que ele seja torcido e dobrado com facilidade, o que mantém a sua forma e possibilita que ele seja combinado com outros elementos.  

E nesse momento, você pode fazer o que quiser! Precisa de idéias de decoração? A fita de gorgurão pode ser adicionada aos seus arranjos de flores e de mesa, toalhas e muito mais. É uma ótima maneira de tornar seu casamento, chá de bebê ou evento ainda mais memorável. Elas também podem ser adicionados a cadernos, laços, roupas e móveis – as opções são infinitas! 

As fitas estão encontrando usos inimagináveis ​​e parecem se encaixar apropriadamente em quase todos os eventos. Desde projetos de casamento, festivais, embrulho de presente e artesanato, basta dar asas à imaginação e se arriscar em seus projetos. Durante a quarentena, os eventos estão cancelados. Mas que tal já preparar uma bela decoração para quando tudo isso acabar? Conheça a seleção da Le Bianco (link) e já comece a pensar em todas as utilidades que você pode dar para as fitas de cetim e gorgorão. E divirta-se! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *